A Defesa Civil do Estado divulgou um alerta sobre o aumento do nível do rio Uruguai, em São Borja. O rio está 8,5m acima do normal. Se chegar a nove metros, o órgão começa a retirada de famílias ribeirinhas. Há pelo menos quatro pontos de alagamento no município, em razão das fortes chuvas que atingem algumas regiões do Estado.
De acordo com o secretário do Meio Ambiente e coordenador da Defesa Civil de São Borja, José Ênio Abreu de Jesus, a elevação foi provocada pela abertura das comportas nas barragens de Itá e Machadinho devido ao aumento no volume das águas provocado pela chuva que atingiu o Norte do Estado. O rio Uruguai sobe 10 centímetros por hora, ainda conforme Jesus.
Por causa da cheia, o acesso a duas comunidades do interior do município, Rincão de Santana e Passo da Estiva, foi interrompido. Os volumes de chuva acumulados apenas neste domingo em algumas localidades do Noroeste do Estado estavam próximos dos 100 milímetros, segundo a Metsul Meteorologia. Na madrugada desta segunda-feira, seguia chovendo forte na região, com mais 50 mm em algumas localidades do alto Uruguai, na divisa do Rio Grande do Sul com Santa Catarina.
Ainda de acordo com a Metsul, a tendência é a chuva prosseguir no Norte, com elevados volumes, o que deve agravar ainda mais a cheia do rio Uruguai nos próximos dias. Os meteorologistas alertam para risco iminente de enchente na fronteira Oeste.
Temperatura deve cair à noite no Estado
A semana deve começar com chuva em grande parte do Rio Grande do Sul, mas a nebulosidade diminui e o sol aparece a partir do Sul e do Oeste, conforme previsão da MetSul Meteorologia. No Norte e no Leste, haverá mais nuvens e chuva em parte do dia, podendo ser localmente forte. O vento aumenta com rajadas no Sul e no Leste. Esfria mais à noite.
Na Capital, a segunda-feira terá sol e chuva e a temperatura oscila entre 15°C e 21°C. O tempo deve seguir com nuvens na terça-feira e, no restante da semana, o sol tende a predominar sobre Porto Alegre. Na Serra, Caxias tem mínima de 13ºC e máxima de 18°C. A MetSul alerta que as chuvas podem causar quedas de barreiras na região.