A frente fria que se desloca do Uruguai em direção ao Estado começou a causar transtornos desde suas primeiras horas sobre o território gaúcho. Temporais e ventos fortes causaram quedas de árvores, alagamentos e falta de energia elétrica em diversas cidades do Rio Grande do Sul. Até o fim da noite desta segunda-feira, não havia registro de feridos.
A chuva forte atingiu Sant'Ana do Livramento no final da tarde. Durante o dia, choveu 88,2 milímetros, bem mais que a metade esperada para todo o mês de abril. Rajadas de ventos fortes também assustaram os moradores da cidade da fronteira, que teve parte de sua rede elétrica afetada, conforme a AES Sul, concessionária do local.
A falta de luz também atingiu Pelotas, onde choveu 38 milímetros no dia, até as 23h. Por volta das 22h30min, 11,5 mil consumidores não tinham eletricidade por causa do desarme na linha de transmissão entre o município e Canguçu. A CEEE restabeleceu o serviço às 23h06min na cidade.
O mesmo problema ocorreu em Bagé, localidade em que 6,5 mil clientes tiveram o fornecimento de energia interrompido, com previsão de retorno de quase todos para a madrugada. Entre 19h e 23h, choveu 51 milímetros no local. Na cidade de Quaraí, o acumulado de chuva atingiu 53 milímetros e os ventos quase bateram na casa dos 90 km/h.