O pré-candidato do PSDB à presidência da República, José Serra, recebeu durante a visita a Santa Rosa, na terça-feira, 3, uma pauta de sugestões do setor metalmecânico para compor o Plano de Governo. O documento foi entregue pelo presidente do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Santa Rosa, Paulo Kurylo, no estande do Simmmers, na 18ª Fenasoja.
Serra veio conhecer a Feira Nacional da Soja e as potencialidades da região, a convite do deputado federal, Osmar Terra. A pré-candidata a deputada estadual do PMDB Regional, Neusa Kempfer, acompanhou o roteiro e a pauta sugerida pelo Simmmers.
A pauta propõe a criação de política tributária especial reduzindo os impostos sobre as máquinas e implementos agrícolas; o refinanciamento das dívidas para micro, pequenas e médias empresas; a disponibilização de novos financiamentos e linhas de crédito especiais; a implantação de um fundo de aval para as indústrias do setor; a inclusão de outras faixas de tratores e das colheitadeiras no Programa Mais Alimentos; uma política de preços mínimos para os produtos agrícolas das pequenas e médias propriedades e a quebra do monopólio dos insumos agrícolas, e ainda, a implantação de uma linha permanente de crédito para compra de tratores e colheitadeiras usadas.
O deputado federal Osmar Terra reafirmou a José Serra que a região precisa das fábricas de colheitadeiras funcionando com toda capacidade de produção, para fortalecer a economia regional. E o país precisa avançar na política cambial para garantir melhores preços à saca de soja, aumentar a venda de máquinas agrícolas, entre outros produtos exportados.