A primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite de 2010 está marcada para este sábado, dia 12. Pais e adultos responsáveis são chamados a levar as crianças com idades entre zero e cinco anos para receberem a gotinha nos postos fixos e móveis espalhados por todo o Estado. O Rio Grande do Sul espera vacinar 704.569 gaúchos nessa faixa etária. A segunda etapa da campanha está prevista para o dia 14 de agosto.
Em geral, os postos fixos estarão abertos das 8 às 17 horas, mas cada município tem autonomia para ampliar esse horário.
A vacina oferecida na campanha é a mesma disponível nos postos para atender ao calendário vacinal. A estratégia de imunização em massa, porém, reflete o esforço intenso de se criar, num curto período de tempo, uma barreira de proteção contra a presença do vírus selvagem da doença. No Brasil, a campanha se desenvolve desde a década de 1980. A preocupação das autoridades sanitárias se justifica porque a doença ainda não foi erradicada no mundo e pode se disseminar no nosso ambiente por intermédio de viajantes.
No Brasil, o último caso da doença foi registrado em 1989. Mesmo as crianças que estejam com tosse, gripe, coriza, rinite ou diarréia devem ser vacinadas. Não existe tratamento para a pólio. Somente a prevenção, por meio da vacina, garante que o indivíduo fique livre da doença.
Todas as pessoas elencadas para receber a vacina contra a influenza A(H1N1) também poderão aproveitar o dia para receber a vacina nos postos fixos, porém a Secretaria Estadual da Saúde alerta que nem todos os locais dispõem de quantitativo para atender a esse público.