01 junho 2010

Encontro Estadual da Juventude do PT

O fim de semana foi de mobilização da juventude petista gaúcha em Porto Alegre. Mais de 800 jovens filiados ou militantes do Partido dos Trabalhadores participaram no sábado do Encontro Estadual da Juventude do Partido dos Trabalhadores, realizado no Sindicato dos Metalúrgicos de Canoas. O evento contou com a presença do pré-candidato ao governo do Estado, Tarso Genro e Manuela D´Àvila (PCdoB) pré-candidata ao parlamento federal.
O encontro serviu para debater sobre a estratégia da construção da campanha de juventude de Dilma Rousseff, Tarso Genro e Paulo Paim. Ente os principais itens abordados durante o evento, aparece a construção de um projeto de desenvolvimento para o RS com a participação do jovem nesse processo. O encontro iniciou às 9h30 e estendeu-se durante todo o dia.
Durante a tarde, plenárias livres foram realizadas abordando diversas questões elementares ligadas as mulheres, LGBT, drogadição, educação básica, combate ao racismo, trabalhadores e trabalhadoras, comunicação, meio ambiente, educação superior, hip-hop, cultura, campo/rural e moradia. Todas as plenárias renderam um texto base e variadas resoluções que serão encaminhadas também para a Executiva do Partido dos Trabalhadores e deverá integrar parte do plano de governo que vem sendo construído por Tarso Genro.
Também ficou definido dois nomes como sendo os pré-candidatos da Juventude do PT no Rio Grande do Sul, Maurício Piccin, atual secretário do JPT/RS e a jornalista Raquel Wünsch, de Três de Maio. “Compreender a situação da juventude e reconhecer sua dimensão estratégica significa criar as condições para formar uma geração capaz de disputar e dar continuidade aos avanços políticos, sociais, econômicos, culturais, científicos e ambientais que o país necessita, já que o Brasil tem hoje em números absolutos, o maior contingente de jovens da sua história, chegando a 52 milhões de brasileiros e brasileiras com idade entre 15 e 29 anos. Trata-se, portanto, da maior oportunidade para converter o bônus demográfico em fator para o desenvolvimento também de nosso Rio Grande”, detalha Raquel Wünsch. O encontro estadual encerrou com um ato político e com discurso de Tarso Genro.