01 junho 2010

Traficantes presos usavam rotas alternativas para trazer maconha ao Estado

Agentes da 4ª Delegacia de Investigações do Narcotráfico (4ª DIN), do Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico (Denarc), prenderam em flagrante, nesse domingo (30), três homens, em dois veículos, transportando 107,5 quilos de maconha, em 187 tijolos, vindos do Paraguai. A droga foi apreendida em um veículo Mercedes-Benz Classe A, que desde sexta-feira (28) era monitorado e foi abordado próximo ao Posto Rodoviário Federal de Montenegro.
Para evitar o movimento e blitze das polícias rodoviárias em estradas federais no Paraná e Santa Catarina, o grupo saía do Paraguai e ingressava na Argentina. O entorpecente chegava ao Estado pela região das Missões, através de balsa ou via terrestre. “Era uma rota alternativa utilizada há vários meses pelos criminosos”, disse o delegado Luis Fernando Martins Oliveira.
De acordo com diretor da Divisão de Investigações do Narcotráfico (Dinarc), delegado Luís Fernando Martins Oliveira, parte da droga estava escondida no console do veículo. O restante da maconha apreendida estava na parte que fica embaixo do carro, adaptado com uma caixa soldada.
Os três presos têm antecedentes por roubo, inclusive já foram presos juntos. Eles foram autuados por tráfico de drogas, associação ao tráfico e encaminhados à Penitenciária Estadual do Jacuí (PEJ). Participaram da ação dois delegados, dez agentes e cinco viaturas. As investigações sobre o caso se iniciaram há cerca de um mês. O Denarc recebe denúncias através do número 0800 518 518.