25 junho 2010

Equipe médica da Capital embarca para ajudar as vítimas de Alagoas

Na manhã desta sexta-feira 25 profissionais do Grupo Hospitalar Conceição (GHC), de Porto Alegre, embarcaram rumo a Alagoas para ajudar as pessoas prejudicadas pelas chuvas que assolaram o Estado. A equipe deve desembarcar em Maceió por volta das 13h.
Durante duas semanas, nove médicos, oito enfermeiros e oito técnicos e auxiliares de enfermagem prestarão atendimento de saúde aos alagoanos. A força-tarefa é coordenada pelo médico Sami El Jundi. Esta é a primeira equipe a embarcar, de um total previsto de 45 profissionais que devem prestar atendimento no Nordeste.
A ajuda foi solicitada pelo secretário de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, Alberto Beltrame, ao superintendente do Grupo, Neio Lúcio Fraga Pereira.
O GHC é referência na prestação de socorro após catástrofes no Brasil e no mundo. Em janeiro deste ano, dez profissionais do GHC tiveram um papel de destaque depois do terremoto no Haiti. A lista de candidatos serviu de base para seleção de pessoal.
Em Alagoas, os temporais provocaram pelo menos 29 mortes. Cerca de 26,6 mil pessoas estão desabrigadas e 47,9 mil estão desalojadas. Pelo menos 17 municípios decretaram estado de emergência e 15, de calamidade pública.