23 junho 2010

Fetag considera positivas respostas ao Grito da Terra

As respostas do governo do Estado à pauta da Fetag do Grito da Terra foram dadas ontem à tarde (22) na sede da Federação. A governadora Yeda Crusius foi representada pelo secretário da Casa Civil, Bercílio Silva, bem como pelos demais secretários ou representantes. O presidente da Fetag, Elton Weber, coordenou a assembleia e avaliou positivamente as respostas de uma forma geral, inclusive pela expressiva participação de mais de 600 lideranças de todo o Estado.
As questões do meio ambiente e do Programa Troca-Troca, as 181 contratações da Fepagro e a promulgação da lei do Protetor Solar são muito importantes, segundo Weber. Mas, por outro lado, continua, faltou a efetiva questão do projeto das passagens dos aposentados, a definição, em números, da previsão de contratações da Emater, entre outros pontos.
Sobre o meio ambiente, Weber destaca a importância do cadastro da propriedade servir como licenciamento e do programa-piloto de compensação ambiental. Ele destaca diversos outros encaminhamentos nas secretarias da Fazenda, do Desenvolvimento e Justiça, da Segurança Pública e diz que a Fetag vai manter-se atenta e cobrar os anúncios. O dirigente lamentou a ausência de Yeda, diz que havia grande expectativa e que a governadora perdeu a oportunidade de colocar as suas palavras frente à pauta.
O próximo passo é analisar detalhadamente as respostas, nos textos trazidos pelos secretários e que serão discutidos com as regionais. O presidente diz que será analisada a necessidade de ações mais fortes, incluindo as questões do governo federal – código florestal nacional e endividamento dos agricultores.