15 junho 2010

Governo do Estado promove o II Fórum Estadual de Prevenção da Violência

Ações de assistência a dependentes de drogas, em especial o crack, serão destacadas
O governo do Estado realiza o II Fórum Estadual de Prevenção da Violência e a I Mostra de Boas Práticas, com o tema "Construindo juntos um Rio Grande de Paz", nos dias 22 e 23 de junho, nos prédios 40 e 41 da PUC/RS (Av. Ipiranga, 6681, Porto Alegre/RS). Serão apresentadas ações e resultados do Programa de Prevenção à Violência (PPV), criado em 2007 por decreto da governadora Yeda Crusius, que atua nos 50 municípios gaúchos com os mais altos índices de violência – homicídios, suicídios e acidentes de trânsito.
Incentivo para Comunidades Terapêuticas
A criação de 391 vagas pelo SUS em Comunidades Terapêuticas em várias regiões do Estado, no ano passado, é uma das iniciativas inéditas que integram o PPV. O objetivo é reforçar o atendimento aos dependentes químicos, em especial os usuários de crack. O incentivo financeiro às comunidades é de R$ 1mil por paciente/mês, encaminhado pelo SUS. Em maio, o governo do Estado repassou R$ 339 mil a 26 comunidades terapêuticas, referente aos meses de maio, junho e julho.
O PPV
O programa faz parte do Estruturante Nossas Cidades e das Secretarias Estaduais da Saúde, Cultura, Educação, Segurança Pública, Justiça e do Desenvolvimento Social e Turismo, Esporte e Lazer.
Mais de 80 instituições da sociedade civil organizada fazem parte do Comitê Estadual de Prevenção à Violência. Nos municípios definidos como prioritários, a população também participa dos Comitês Municipais, que realiza um mapeamento das áreas mais vulneráveis e estabelece um plano de ação.
Na área da Saúde, além dos incentivos para Comunidades Terapêuticas, são exemplos de ações a construção de Unidades Básicas de Saúde, e o reforço dos programas Estratégia Saúde da Família e Primeira Infância Melhor nas regiões indicadas pelo mapeamento.
Programação
As inscrições e a programação para o II Fórum Estadual de Prevenção da Violência e a I Mostra de Boas Práticas podem ser acessadas pelo site http://ppv.saude.rs.gov.br/.