15 junho 2010

Jornada de Psicologia SETREM reúne profissionais do setor público

Cerca de 80 pessoas prestigiaram na quarta-feira, dia 09, a terceira etapa da Jornada de Psicologia SETREM. Além de acadêmicos de Psicologia, Pedagogia e Administração e profissionais do setor, estiveram presentes os secretários de Educação de Três de Maio e Crissiumal, Maria Elena Fin Naressi e Joel Faccin, acompanhados por diretores e professores da rede de municipal de ensino.
A razão foi à temática central ‘As possibilidades de atuação do psicólogo frente à demanda da drogadição’. Segundo a professora e organizadora do evento, Jeane Borges, a questão ‘drogas’ está em voga e é destaque em matérias e campanhas publicadas na mídia. Além disso, está associada a situações de conflitos interpessoais, ao comportamento compulsivo, a impulsividade e aos sintomas de ansiedade e depressão. “Entendemos a drogadição com um caso de saúde mental, embora a sociedade aborde como de segurança pública isolada ou individual, ou seja, de única e exclusiva responsabilidade do usuário. Avaliar a presença de fatores de risco individuais e familiares é importante. Assim como, termos visão ampliada dos demais fatores envolvidos, entre eles condições socioeconômicas, desemprego, falta de opções de lazer e de projetos sociais voltados aos jovens”, destaca.
Na ocasião, oportunizou-se ainda debate com o objetivo de encontrar estratégias para enfrentar a problemática. “Neste sentido, a Psicologia busca respeitar a singularidade de cada usuário. Considera a trajetória de vida e a relação individual que o sujeito tem com a droga. Busca-se pensar o tratamento junto com o paciente, incluindo a família, desta forma, oportunizando qualidade de vida e reinserção social. O psicólogo pode atuar em projetos de prevenção, bem como na rede de atenção à saúde e de saúde mental (Unidade Básica de Saúde, Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas). Também pode desenvolver intervenções em unidades psiquiátricas, em clínicas especializadas ou fazendas terapêuticas, ou ainda, na rua junto aos usuários”, conclui.
O evento terá continuidade em agosto, com palestras e oficinas sobre o livro ‘Vidas do Fora: Habitantes do Silêncio’, de Luciano Bedin da Costa e Tânia Galli Fonseca. A importante obra da Editora UFRGS será lançada durante o evento.