28 julho 2010

Alimentação saudável é o segredo para prevenir insuficiência cardíaca e infarto

A insuficiência cardíaca e o infarto podem ser facilmente prevenidos por meio de hábitos saudáveis e uma alimentação livre de gorduras e colesterol. É o que garante a nutricionista Michelle Ferreira De Simone.
Segundo Michelle, o infarto é caracterizado pelo entupimento da artéria do coração, levando à falência do músculo cardíaco. Para a nutricionista, o estilo de vida pode ser um dos fatores que causam a doença. Segundo ela, estar com o peso ideal, é muito importante para o tratamento. Além disso, é preciso evitar o fumo e o consumo de bebidas alcoólicas.
Já a insuficiência cardíaca, conforme a especialista, é a conseqüência da incapacidade do coração em bombear quantidades suficientes de sangue para manter o funcionamento normal do organismo. Uma alimentação equilibrada é importante, neste caso, para evitar a sobrecarga do coração.
— De modo geral a alimentação deve ser pobre em colesterol, gordura saturada e gordura vegetal hidrogenada. Deve-se reduzir o uso de sal (sódio), alimentos processados, enlatados, embutidos, temperos e molhos prontos, biscoitos salgados, sucos em pó, salgadinhos. A ingestão de líquidos deverá ser conforme orientação do médico e do nutricionista — explica Michelle.
Ela lembra que o número de refeições deve girar entre cinco e seis vezes ao dia, para diminuir o esforço cardíaco gerado em grandes refeições.