Uma criança nasceu em uma viatura da Brigada Militar na manhã desta segunda-feira, em Santana do Livramento. Os soldados Rogério Tavares e Fabiano Cardoso foram chamados para levar uma mulher em trabalho de parto ao hospital, mas no caminho, os policiais perceberam que não daria tempo de chegar à instituição e fizeram o parto.
“Para nós que estamos acostumados a lidar com morte é inexplicável ver uma vida nascer nas tuas mãos”, disse Tavares, pai de dois filhos. Apesar de terem treinamento técnico para lidar com situações como essa, os dois nunca tinham passado por experiência parecida.
A viatura chegou à casa da gestante Maria de Lurdes dos Santos, 28 anos, no bairro Prado, por volta das 7h, e poucos minutos depois foi iniciado o parto. “A cabeça da menina já estava aparecendo e pedi que ela (mãe) empurrasse, durou uns dois minutos”, contou Tavares. O soldado desenrolou o cordão umbilical que estava no pescoço da menina e fez com que ela respirasse. “Ela ficou bem, pedimos aos populares lençol e cobertor e a protegemos, porque estava muito frio, cerca de 2ºC”, disse.
Logo após, mãe e filha foram levadas à Santa Casa, onde estão internadas. A menina, que pesa 3.125kg, será batizada de Rita. Bastante emocionada, Maria de Lurdes agradeceu o trabalho dos soldados que foram à instituição no final desta manhã visitar ela e a filha. Segundo a mulher, que já tem outros quatro filhos, com idades entre 2 e 12 anos, o nascimento estava previsto para agosto.