02 julho 2010

Nutricionista gaúcha recebe prêmio internacional de alimentação sustentável

Um prêmio internacional que destaca e incentiva o desenvolvimento sustentável da alimentação encontrou no trabalho de dois gaúchos uma de suas maiores revelações da edição 2010. A nutricionista Rozane Márcia Triches e seu orientador, Sergio Schneider, apresentaram na teoria, em artigo científico, o que na prática está fazendo a diferença na vida das crianças da rede escolar e dos pequenos produtores de Dois Irmãos, no Vale do Sinos.
O município gaúcho abastece a cozinha das suas escolas diretamente do campo. O sucesso da iniciativa foi premiado pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) e pelo Núcleo de Estudos e Pesquisa em Alimentação da Universidade Estadual de Campinas, na área de segurança alimentar e nutricional, em resultado anunciado no final de maio.
A pesquisa da gaúcha, juntamente com o seu orientador de doutorado, professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), ficou em primeiro lugar na premiação. Rozane é nutricionista da Secretaria de Educação da prefeitura de Dois Irmãos e viu na prática como melhorar a qualidade da alimentação das crianças e gerar renda para os produtores locais.
– Tínhamos a necessidade de comprar alimentos de melhor qualidade. As crianças estavam com excesso de peso e precisávamos incentivar essa alimentação saudável. Não adiantava mais dizer que a cenourinha é boa, precisávamos que elas realmente tivessem vontade de comer esses alimentos – destaca a pesquisadora.
A nutricionista precisava de legumes mais vistosos.
– Começamos a perceber que nem a qualidade, nem o aspecto do que se tinha era muito bom. Foi então que surgiu a ideia de comprar dos agricultores locais – revela.
Além de melhorar a renda de pelo menos 10 famílias que já estão cadastradas como fornecedoras da prefeitura, a nutricionista ganhou em qualidade, presente na mesa da merenda servida nas escolas da cidade todos os dias, pontualmente, às 11h. Por lei, a prefeitura deve adquirir pelo menos 30% de seus pequenos agricultores. Dois Irmãos faz mais: já compra 60% deles.
Produtora de frutas e hortaliças, a família Becker viu o negócio crescer e se estruturar a partir do incentivo da prefeitura de Dois Irmãos. Conforme Mauro Becker, o projeto foi decisivo para ampliar os cuidados necessários e garantir um produto de qualidade já colocado no mercado. Há cerca de seis anos, os Becker abastecem as escolas da cidade e obtêm um incremento de pelo menos 20% na renda da família.
Segundo Schneider, os realizadores do prêmio parecem convictos de que para resolver o problema da pobreza rural e da desnutrição é fundamental a criação de uma nova forma de interação de quem produz alimentos com quem consome. Dois Irmãos é a concretização disso.