02 julho 2010

Trânsito de veículos pesados prejudica estrutura da casa de Erico Verissimo em Cruz Alta

Vibrações causadas pelo trânsito de ônibus e caminhões em frente a casa que pertencia ao escritor Erico Verissimo, transformada em museu, em Cruz Alta, estariam prejudicando a estrutura. A constatação é de laudo da Fundação de Ciência e Tecnologia (Cientec) que vistoriou o local a pedido do Instituto do Patrimônio Histórico e Arquitetônico do Estado (Iphae).
Segundo a diretora do Iphae, Maria Beatriz Kother, nos próximos dias o município deverá receber um documento com três recomendação para preservação do prédio, construído em 1883 e tombado em 1984.
– A primeira medida é uma solicitação à prefeitura sugerindo o bloqueio da circulação de veículos pesados nas imediações do museu – destaca Maria Beatriz.
Ela explica que essa atitude é emergencial. As outras são a execução de projeto de restauração do imóvel e de requalificação do acervo do museu.
Segundo o engenheiro do Cientec, Ronaldo Bastos Duarte, o laudo sugere o desvio dos veículos. Desviar o trânsito, no entanto, implicaria uma mudança viária em todo o município. Todas as 21 linhas da empresa que faz o transporte urbano em Cruz Alta, passam em frente do local, além dos ônibus que chegam à rodoviária.
Segundo o secretário municipal de cultura Alex Della Méa, está em discussão um projeto para a construção de uma central de ônibus que possibilitaria o desvio do trânsito pesado, mas para médio e longo prazo.
Um laudo preliminar do Iphae, no início do ano, havia recomendado a não aglomeração de pessoas no local. No entanto, o laudo oficial constatou que a realidade não era tão grave.