Cerca de 2 mil produtores rurais de diversas regiões gaúchas estão mobilizados em Porto Alegre para reivindicar medidas de apoio à política agrícola. Reunidos na Praça Saint Pastous desde o início da manhã de hoje, os manifestantes buscam o fortalecimento do setor com melhores condições de renda.
O protesto teve início com discursos acalorados de lideranças da Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul), que lideram o movimento. A mobilização é formada por sindicatos rurais de todo o Estado, além de representantes das cadeias produtivas do arroz, soja, milho, trigo, fumo, leite e carne.
Também participam do protesto candidatos a deputados estaduais e federais ligados ao agronegócio. A ideia dos manifestantes é justamente angariar o apoio dos futuros representantes públicos. O objetivo é levar a pauta de reivindicações a Brasília antes mesmo das eleições.
Entre os pedidos do movimento, estão a implantação de uma renda agrícola, com mecanismos de comercialização, desoneração de custos, estímulo às exportações e acesso ao crédito rural, seguro de produção rural e uma solução de passivo — com um programa de renegociação de dívidas englobando débitos de custeio e investimento.