De quarta a sexta-feira, 08 a 11 de setembro de 2010, na parceria Administração Municipal, SENAR e Sindicato Rural de Tuparendi, foi realizado nas dependências do Departamento de Assistência Social, em Porto Mauá, o curso de “Macramê em Chinelos”, com aulas teóricas e práticas, onde as 12 alunas do curso aprenderam sobre: nó simples, festonê horizontal, festonê oblíquo, nó duplo, nós duplos desencontrados, nó duplo torcido, nó em bolinha, correntes em nós de lark, corrente com nós de lark alternados, correntes de lark unidas entre si, variação de corrente com nós de lark alternados e sobre arremates / acabamentos.
Macramê significa a arte de fazer nós, é uma combinação de nós tornando forma de renda arrematada com franja.
A arte do macramê é muito antiga, tendo surgido nas viagens dos navegantes pelo Oriente Médio, nas suas longas viagens faziam nós em cordas para preencher o tempo, presenteando aos seus familiares as tramas feitas, desta forma o macramê se espalhou pela Europa. Chegou ao Brasil através de colonizadores de Portugal, onde o enxoval feminino era enfeitado com macramê
O curso foi ministrado por Marli Frosi, instrutora do SENAR, da cidade de Santa Rosa. O encerramento foi realizado na sexta-feira, às 16 horas e contou com a presença do Prefeito Municipal, Guerino Pedro Pisoni.