Por volta das 19h30min do dia 03 de setembro, doze militares do 19º Regimento de Cavalaria Mecanizado – “Regimento San Martín” que integraram o 12º Contingente Extraordinário de Missão de Paz e Ajuda Humanitária ao Haiti, chegaram ao Quartel em Santa Rosa, sendo recepcionados pelo Comandante do Regimento, seus familiares e pelos militares do Grupo de Apoio aos Familiares (GAF).
Durante o período da missão, o Exército Brasileiro proporcionou todo o apoio aos militares e seus respectivos familiares, fazendo com que os contatos, principalmente por meio da internet, fossem realizados quase que diariamente.
Apesar dos meios disponíveis para comunicação à distância, a saudade foi um sentimento inevitável. O desejo de um abraço do pai, da mãe, da esposa, dos filhos, da namorada, enfim de entes queridos, foi concretizado neste retorno, o qual ficou eternizado como um momento de muita alegria e emoção.
Após a calorosa recepção, o Tenente Coronel Rômulo José Alcantara Martins – Comandante do Regimento, em breves palavras, desejou as boas vindas aos militares que retornaram da missão, enfocou a importância do convívio familiar para uma boa readaptação e agradeceu todo o apoio e compreensão dos familiares que, durante estes setes meses, tiveram um papel fundamental para que os militares obtivessem êxito no cumprimento da missão.