29 setembro 2010

Padre é preso no RS condenado por atentado violento ao pudor

Um padre condenado em Santa Catarina por crime contra a dignidade sexual foi preso na noite de segunda-feira, em Santa Rosa, no noroeste do Estado. Avelino Backes, 70 anos, é gaúcho e foi localizado no Hospital Vida e Saúde, onde está internado. O religioso, atualmente aposentado, sofre de mal de Parkinson.
Em 2008, Backes foi condenado pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina a sete anos de prisão, por atentado violento ao pudor contra meninas das paróquias de Piratuba e Ipira, na região de Capinzal. Os casos teriam ocorrido na década de 90. Houve recurso ao Superior Tribunal de Justiça, que manteve a decisão da justiça catarinense em junho deste ano.
Em liberdade até que o recurso fosse julgado, Backes teve a prisão decretada para cumprir a pena. Ele estava morando na cidade de Santo Cristo, interior do RS, havia quase dois anos. Conforme o delegado Camilo Pereira Cardoso, a delegacia de Santo Cristo recebeu a informação de que o religioso estava na cidade e que existia contra ele um mandado de prisão.
Enquanto ficar no hospital, o religioso estará sob a custódia da Brigada Militar. O advogado do religioso, Luiz Euzébio Maliska, não foi encontrado para comentar a prisão.