13 outubro 2010

Gasto de turistas brasileiros na Argentina subiu 214% nos últimos 12 meses

Os brasileiros estão gastando mais na Argentina. É o que aponta uma pesquisa feita pela Global Blue, empresa que tem a concessão da devolução do Imposto de Valor Agregado (IVA) das compras feitas pelos turistas estrangeiros no país vizinho. Segundo o levantamento, em setembro os brasileiros compraram 214% a mais do que no mesmo mês do ano passado. Do total de compras feitas no país por estrangeiros que usam o sistema de devolução, os brasileiros são responsáveis por 45%.
Os produtos mais procurados pelos brasileiros na Argentina são, conforme o estudo, as roupas de couro, equivalentes a 23% das compras; roupas para mulheres (16%) e calçados (11%). As roupas masculinas ficam em quarto lugar, com 9%. Vinhos e chocolates correspondem a 5% das compras.
De acordo com o Instituto Nacional de Promoção Turística (Inprotur), os turistas brasileiros são os que mais gastam na Argentina (em média, por dia, US$ 148,90). Do total de turistas brasileiros, 30,5% hospedam-se em hotéis de uma, duas e três estrelas. Outros 54,3% hospedam-se em hotéis de quatro e cinco estrelas e outros 7,9% ficam em casas de amigos e parentes. O ministro do Turismo da Argentina, Enrique Meyer, anunciou que em 2010 o país receberá um milhão de turistas brasileiros, marca que constituirá um recorde histórico.