29 outubro 2010

Paixão Côrtes abre Feira do Livro de Porto Alegre

Paixão Côrtes abriu a 56ª Feira do Livro
de Porto Alegre
A festa de abertura da 56ª edição da Feira do Livro de Porto Alegre iniciou às 17h30min desta sexta-feira na Praça da Alfândega, no Centro da Capital. O evento começou oficialmente quando o folclorista e patrono desta edição, Paixão Côrtes, recebeu, com o toque da matraca -  instrumento folclórico de chamamento à reunião -, os grupos folclóricos de Tavares e Mostarda. 
Eles percorreram as alamedas com narração do pajador Paulo de Freitas até chegar à Praça de Autógrafos, onde o público contou com as apresentações de danças gaúchas realizadas pelos CTGs Chico Borges e Patrulha do Rio Grande. O evento se estende até o dia 15 de novembro.
O tradicional toque da sineta do xerife José Júlio La Porta deu início ao cortejo oficial de abertura a partir do Teatro Sancho Pança, às 19h, com a presença de autoridades. Desta vez, o som da sineta foi acompanhado pelo da matraca, instrumento que Paixão Côrtes utilizará a cada chegada sua à Feira. “Existe sim uma única cultura que reúne gente simples, campesina, com os letrados, nesta comunhão sagrada que é a Feira do Livro”, afirmou Paixão. 
Para João Carneiro, presidente da Câmara Rio-Grandense do Livro, a expectativa é de que o público aumente em 20% em relação ao ano passado, retomando os patamares de 2008. O otimismo é justificado pela previsão do tempo. “Não vai chover dez dias como no ano passado, e em 2010 temos um dia a mais”, prevê Carneiro. Também em sua avaliação, a Feira do Livro oferece, a cada ano, uma maior diversidade de títulos.