03 novembro 2010

Para guardar e cobrar a partir de 2011: conheça as promessas de Dilma

Durante meses, os eleitores foram soterrados por uma avalanche de promessas feitas pelos candidatos à Presidência da República. Nesta página, Zero Hora compilou os principais compromissos assumidos pela presidente eleita, Dilma Rousseff, ao longo da campanha e que foram reunidos numa seção chamada Promessômetro.
O quadro de promessas de Dilma é, portanto, uma espécie de “cobrançômetro”, feito para ser guardado para comparar depois se o que foi prometido saiu ou ficou no papel. Para facilitar, há uma estimativa das chances potenciais do cumprimento de cada promessa. Pode-se esperar, por exemplo, que o governo construa 2 milhões de casas para famílias de baixa renda (um dos seus programas sociais mais vistosos), mas não é bom contar com a redução de impostos – que governo fez isso antes, de espontânea vontade? 
O quadro inclui as promessas feitas para todo o Brasil, além de uma específica para os gaúchos: uma nova ponte sobre o Guaíba, ligando a Região Metropolitana ao sul do Estado. Outras, como a duplicação das BR-116 Sul (Porto Alegre-Pelotas) e BR-386 (Tabaí-Estrela) e a ampliação do trensurb não foram incluídas porque são obras já licitadas ou em andamento.  

Especial: Dilma Rousseff, uma mulher na Presidência