14 janeiro 2011

Fumacê volta a ser usado para combater a dengue em Ijuí

O inseticida é aplicado entre 7h30min e 
10h30min e 16h30min e 20h
Após quase um ano, uma cena comum no verão passado voltou a ser vista em Ijuí, no Noroeste. Agentes da Vigilância Sanitária começaram aplicar inseticida para eliminar o mosquito da dengue em quatro bairros da cidade -  Burtet, Mundstock, Progresso e São Paulo.
Na próxima semana, o Centro também deverá ser incluído no roteiro. Além disso, estão sendo pulverizadas as residências onde foram encontradas larvas do mosquito. Até o momento estão confirmados nove focos do Aedes aegypti.
O inseticida é aplicado entre 7h30min e 10h30min e 16h30min e 20h. A orientação é que as pessoas deixem as portas e janelas abertas e permaneçam fora da residência por 15minutos.
As equipes da Vigilância Ambiental do município visitam residências. Se encontrados focos de larvas de mosquitos, o trabalho de remoção do foco e eliminação do criadouro é realizado. Na sequência, a Vigilância Sanitária visita as casas, e, verificando a continuidade do problema, notifica o proprietário do local e define um prazo para que se resolva a situação. Caso não seja resolvida, a Vigilância Sanitária abre processo administrativo e pode advertir ou multar o proprietário da área ou interditar o local. Mais de 100 notificações já foram realizadas.
O prefeito Fioravante Ballin solicitou a Secretaria Estadual da Saúde o repasse de mais de R$ 400 mil do Programa de Combate à Dengue, pendentes desde o início de 2010, e ainda um aporte técnico para o acompanhamento da execução das ações em Ijuí e região. A partir da semana que vem, acontecerão novos mutirões de limpeza.