31 janeiro 2011

Governador participa da posse na AL e retornará na quinta-feira com conjunto de projetos

Foto: Caco Argemi / Palácio Piratini
O governador Tarso Genro participou, nesta segunda-feira (31), da instalação da 53ª Legislatura da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (2011-2014) e posse da Mesa Diretora, que terá como presidente o deputado estadual Adão Villaverde. Acompanhado pelo embaixador do Brasil no Uruguai, João Carlos Souza Gomes, o chefe do Executivo retornará ao Parlamento gaúcho na próxima quinta-feira (3), para apresentar um conjunto de Projetos de Lei de autoria do Executivo e de interesse dos gaúchos.
"Traremos entre 15 a 17 projetos importantes para o Estado", destacou o governador. Questionado sobre o fato da base governista na Assembleia ser formada por 31 dos 55 deputados, Tarso Genro destacou ser necessário muito trabalho e respeito à oposição. "A maioria só verifica-se após a contagem dos votos", brincou, salientando que será um teste sobre a maioria no Parlamento. "Nós temos uma presunção de maioria que está dada pela composição do Governo. Achamos que é bom para o Executivo começar com uma estabilidade deste tipo para aprovar os projetos que vão desenhar estrategicamente o programa de nossa gestão", disse, acrescentando que eles estão praticamente prontos, faltando apenas pequenos ajustes e a definição sobre a fusão de alguns.
Indagado quanto a decisão de prestigiar a posse dos novos deputados, Tarso Genro lembrou de sua amizade com o recém empossado presidente Adão Villaverde, mas sobretudo a importância do Legislativo. "Vim para prestigiar a Assembleia Legislativa e estabelecer com ela uma relação de colaboração, além de reforçar a importância política que tem com o futuro do Rio Grande do Sul", enfatizou.
O evento ocorreu no Plenário 20 de Setembro, do Palácio Farroupilha, reunindo milhares de pessoas, divididas em vários ambientes. Tomaram posse 55 deputados eleitos e reeleitos no ano passado. Entre eles, quatro secretários de Estado: Luiz Fernando Mainardi (Agricultura, Pecuária e Agronegócio), Stela Farias (Administração e dos Recursos Humanos), Luiz Augusto Lara (Trabalho e do Desenvolvimento Social) e Ciro Simoni (Saúde), que foram exonerados para que tomassem posse, e serão reempossados no Diário Oficial do Estado (DOE) desta terça-feira (1º).O presidente eleito da Assembleia Legislativa, Adão Villaverde, destacou em sua manifestação a importância do Parlamento gaúcho e conclamou a todos os parlamentares para o enfrentamento de temas inadiáveis.
Viagem ao Uruguai
Antes de deixar a Assembleia Legislativa, o governador Tarso Genro convidou o presidente Adão Villaverde para acompanhá-lo à missão oficial ao Uruguai, dias 6 e 7 de fevereiro, para tratar de projetos de integração e ações conjuntas, com foco no desenvolvimento. A carta convite foi feita pelo presidente uruguaio, José Alberto Mujica Cordano, e trazida pelo embaixador Souza Gomes. "Se fomos convocados pelo presidente Mujica, temos que ir", respondeu Villaverde, que consultará sua agenda.