05 janeiro 2011

Novo diretor do Margs toma posse em Porto Alegre

Novo diretor do Margs toma posse em 
Porto Alegre 
O novo diretor do Museu de Arte do Rio Grande do Sul (Margs), Gaudêncio Fidelis, tomou posse na sede da instituição, em Porto Alegre, na noite desta terça-feira. Em seu discurso, Fidelis defendeu a profissionalização da gestão do museu. Participaram do evento autoridades e integrantes da classe artística.
Formado em Artes Plásticas pela UFRGS, Fidelis é doutor em História da Arte pela Universidade do Estado de Nova Iorque e fundador do Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul. Ele atua como curador e é autor dos livros “Dilemas da Matéria: Procedimento, Permanência e Conservação em Arte Contemporânea” e “Uma História Concisa da Bienal do Mercosul”.
Entre as primeiras ações do novo diretor, está a convocação de um curador profissional contínuo na instituição - o que é inédito na história do museu, com 56 anos de existência; o aperfeiçoamento da estrutura física; e o direcionamento para que o Margs gere suas próprias exposições e programas.
Conforme a visão do secretário da Cultura do Estado, Luiz Antônio de Assis Brasil, presente na solenidade, o Margs tem a característica de transmitir, através da arte visual, a grande diversidade étnica do Estado, refletida em sua extensa diversidade cultural. Segundo ele, isso permite amplos diálogos através da arte, sem limites territoriais.