23 fevereiro 2011

Chuva prejudica combate à dengue nas Missões

Já foram notificados 32 casos suspeitos da

doença em São Luiz Gonzaga

Nesta quarta-feira, em virtude da chuva, foi suspensa a aplicação do produto químico que combate o mosquito da dengue em São Luiz Gonzaga, nas Missões. Conforme o vigilante ambiental da 12ª Coordenadoria Regional de Saúde Elson Rezende da Silva a ação da pulverização é prejudicada porque o jato de inseticida cai no chão e não atinge a zona onde o mosquito pode estar abrigado.
— Ontem e hoje não realizamos dedetização. No entanto, a localização geográfica desta região favorece a proliferação do mosquito. O clima quente e as chuvas constantes deixam a população em desvantagem. É necessária a conscientização — diz Silva.
Com a confirmação de 10 casos de dengue no Estado e após o aumento de suspeitos de 29 para 32, em São Luiz Gonzaga, nas Missões, é aguardado com ansiedade pela população e autoridades, o reforço de 10 militares e 10 agentes de saúde para eliminar o mosquito no município. De acordo com o prefeito em exercício, Mario Meira, o acréscimo de profissionais deve acontecer ainda esta semana, além disso, haverá a contratação emergencial de mais seis vigilantes ambientais.
— Eles se aliarão à equipe que dedetizam a cidade e visitam casas e estabelecimentos para encontrar possíveis focos do mosquito — afirma.
A dengue no Estado
Além dos quatro casos de dengue registrados em São Luiz Gonzaga (três deles contraídos no RS) outros seis foram confirmados, mas são importados de outros Estados. Dois casos foram identificados em Ijuí. Em Montenegro, Guaíba, Santa Maria e Campo Bom também foram identificados casos da doença, um em cada município.