18 fevereiro 2011

Mais dois casos de dengue são confirmados em São Luiz Gonzaga

Prefeito em exercício do município 

decretou situação de emergência 

devido ao surto

A Secretaria Municipal da Saúde de São Luiz Gonzaga, na região das Missões, confirmou no final da tarde desta sexta-feira o registro de mais dois casos de dengue na cidade. Trata-se de uma criança de três anos e um detento do presídio estadual.
Já são quatro os casos registrados da doença na cidade, confirmados pelo Laboratório Central do Estado (Lacen). Além de uma mulher que mora no bairro da Gruta e do seu genro na Vila Paz, outro senhor morador no bairro da Gruta também está infectado. O prefeito em exercício Mário Meira, decretou às 18 horas situação de emergência, devido ao surto de dengue na cidade. 
O outro caso, conforme a secretária municipal da Saúde, Clari Ramborguer, é "importado". Trata-se de um militar que veio do Estado do Pará, e não está mais em São Luiz Gonzaga. Dos 17 casos que estavam sendo investigados, quatro foram confirmados (três autóctones e um importado) e dois foram descartados. Onze exames ainda estão sendo analisados pelo Lacen.
Mutirão contra a dengue
Na manhã deste sábado, uma equipe da 12ª Coordenadoria Regional de Saúde começa o treinamento de funcionários da prefeitura de São Luiz Gonzaga sobre a utilização das máquinas Ultra Baixo Volume (UBV), próprias para o combate ao mosquito da transmissor da dengue. Segundo o coordenador técnico da Vigilância Ambiental do Estado, Dennison Paixão Coelho, o trabalho de aplicação do veneno deve começar já pela tarde. 
Serão utilizadas duas bombas, que trabalharão num raio de 300 metros a partir da residência de duas pessoas contaminadas pelo mosquito da dengue. Até então, o trabalho consistia na orientação dos moradores e limpeza das residências com suspeita de foco do mosquito transmissor da doença.