19 fevereiro 2011

Governo reinstala Câmara Setorial do Arroz em São Borja

Tarso instala Governo em sua terra
natal
Em São Borja, na Fronteira-Oeste do Rio Grande do Sul, durante a instalação da segunda interiorização do Governo do Estado, que ocorre neste sábado (19), o governador Tarso Genro assina ato reinstalando a Câmara Setorial do Arroz. Desativada há mais de quatro anos e demandada pela cadeia orizícula gaúcha, a Câmara tem papel fundamental para garantir o crescimento e o desenvolvimento do setor.
Durante o evento, o secretário da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Luiz Fernando Mainardi, vai propor a formação de um grupo de trabalho que tem como objetivo, estudar alternativas para o aproveitamento e usos múltiplos do arroz, como por exemplo, em bio-combustível, cosméticos, entre outras possibilidades. Pela proposta, o grupo seria formado por representantes do Irga, Emater, Fepagro e demais órgãos representativos do setor.
Segundo Mainardi o governo trabalha para assegurar competitividade do arroz gaúcho e viabilizar a rentabilidade do produtor. Ele explicou que vem acompanhando o setor com especial atenção e já vem buscando alternativas para os problemas. "A secretaria tem atendido os setores em dificuldades e planeja o futuro. O setor orizícola vem avançando a produtividade em 40% a 50%, mas isso não se reflete no preço", salientou. Mainardi considera estratégico reativar a Câmara Setorial na medida em que se constituirá no fórum de construção das políticas públicas que contemplem as necessidades do setor.
Além disso, o Governo criará uma linha de financiamento para que os arrendatários possam adquirir a terra em que plantam; seguirá negociando com o Governo Federal maior atenção aos produtores gaúchos, principalmente em relação ao preço da safra, bem como propõe a retirada da urgência do Projeto de Lei que reestrutura o Irga que tramita no Legislativo gaúcho.
O Irga prevê uma produção de 8,8 milhões de toneladas de arroz em 1,17 milhão de hectares plantados no Rio Grande do Sul. Em 2009/10, a safra atingiu 6,8 milhões de toneladas em 1,05 milhão de hectares colhidos, segundo o instituto. A área semeada havia sido de 1,09 milhão de hectares, mas enchentes destruíram algumas lavouras. Com a produção em alta, a principal expectativa dos agricultores, agora, é com a recuperação das cotações pelo menos até o preço mínimo de R$ 25,80 (para o arroz tipo 1 com 57% a 59% de grãos inteiros). Os produtores também reclamam das importações do Mercosul. O preço médio da saca está em R$ 22,18, 36,4% a menos do que no mesmo período do ano passado
Programa da Interiorização em São Borja
9h30min - Instalação do governo no Clube Comercial de São Borja.
9h40min - Reunião pública do secretariado
11h - Entrevista coletiva
11h30min - Visita ao Memorial do Presidente João Goulart
12h - Visita ao Mausoléu do Presidente Getúlio Vargas
12h15min - Visita ao Mausoléu do Governador Leonel Brizola
14h - Reativação da câmara setorial do arroz, com a secretaria de Agricultura na Câmara de Vereadores.
Atividades realizadas pelas secretarias de Estado a partir das 14h
 - Secretaria da Agricultura: Seminário com entidades e produtores orizícolas. Local: Câmara de Vereadores.
- Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres: reunião pública sobre desenvolvimento regional na perspectiva de gênero. Local: Escola do Servidor - 1º andar da prefeitura.
- Secretaria de Justiça e Direitos Humanos: audiência pública sobre direito e criação do Fundo das pessoas com deficiência. Local: Auditório da ACISB.
- Secretaria da Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico: Atividades da UERGS. Local: UERGS - sala 1.
- Secretaria do Esporte e Lazer: Atendimento das demandas locais. Local: Sala de reuniões da prefeitura.
- Secretaria da Saúde: Atendimento a prefeitos e gestores da saúde. Local: sala de licitações da secretaria do planejamento.
- Secretaria de Habitação, Saneamento e Desenvolvimento / Corsan: Reunião com prefeitos sobre habitação e saneamento. Local: UERGS - sala 2.
Secretaria de Administração e Recursos Humanos: Assinaturas de Cessão de Uso e Cessão de Uso auditivo de imóveis do Estado. Local: Sala de reunião executiva da ACISB.
Secretaria de Segurança: reunião. Local: 2º Batalhão de Policiamento de Área de Fronteira.
* Salvo a atividade das 14h, as outras secretarias de Estado iniciam suas ações às 14h30min.