19 fevereiro 2011

Em Santa Rosa tudo pronto para prolongar a Avenida América

Sonho de mais de 40 anos vai se tornar em realidade
“Um sonho de mais de 40 anos começa a ser concretizado”, definiu o prefeito Orlando Desconsi ao referir-se à obra. Ela será prioridades neste ano. 
O prolongamento da Avenida América tem tudo para ser efetivado em breve. Isso porque no dia 17 de março, às 14h, será definida a empresa que executará uma parte da obra, conforme consta em edital publicado na sexta-feira, 11, pela Prefeitura de Santa Rosa. Parte do recurso virá do Governo Federal, através de emenda parlamentar do próprio Orlando Desconsi, de quando era deputado federal, com contrapartida do município, em total aplicado de R$ 1.272.938,79. 
O trecho que será executado nesta fase é o que inicia após a ponte da Sanga do Inácio, na vila Winkelmann. São cerca de 600 metros lineares de asfalto, ou então, aproximadamente 22.948,26m². O trajeto ruma ao Bairro Cruzeiro, com traçado que dará acesso ao anel rodoviário, até a Avenida Pedro Schwerz (Cruzeiro do Sul) e à Vila Santos quando estiver concluída. O desenho contempla faixas de trânsito nos moldes de grandes cidades, mais larga, canteiro central e passeios, além da ciclovia. 
A Secretaria do Planejamento, pasta coordenada por Mohamad Hamoui, vem, ao longo dos últimos debates em torno da obra, citando que esta é a parte mais onerosa da empreitada. O elevado custo se justificaria em função de o terreno ser de banhado e necessitar de infraestrutura diferenciada no entorno da Sanga do Inácio, o que também tornou o processo mais lento para obter as devidas licenças ambien-tais. 
Em outra oportunidade, Desconsi afirmou que pretende fazer a abertura da via até Cruzeiro, mesmo que sem pavimentação, permitindo o seu uso imediato. Ao anunciar o investimento a Administração explicou que a busca por recursos prossegue, através de um financiamento com o Governo Federal (Programa Pró-Transporte) para finalizar o projeto até Cruzeiro.