19 fevereiro 2011

"Quando vi, tínhamos caído e o veículo estava cheio de água", diz passageiro de ônibus de banda

Coletivo transportava os integrantes da Banda
Destaque Brasil, de Candelária
O ônibus que se acidentou na madrugada deste sábado na BR-290, em Santa Margarida do Sul, na região central do Estado, conduzia a banda Destaque, de Candelária, até o município de Santana do Livramento, onde os músicos se apresentariam à noite. Na condução até um quilômetro antes do fato, quando um outro motorista assumiu a direção, Sinval Correa flores, 55 anos, recorda da queda do veículo de uma ponte no Arroio das Canas.
— Ele (o motorista no momento do acidente) começou a gritar de desespero. Não conseguiu frear e nem controlar a direção. Quando vi, já tínhamos caído e água estava no ônibus — conta.
O acidente matou Genara Veriato de Moura, 33 anos, esposa do vocalista e guitarrista da banda, Persom Elizar Alves. Ele está internado em observação no Hospital da Caridade de São Gabriel. Os outros 11 feridos receberam atendimento médico e foram liberados no final da manhã deste sábado.
Guenara e Persom eram casados há 15 anos e têm dois filhos — um menino de três anos e uma garota de oito. De acordo com o pai da mulher, ela trabalhava como agente comunitária de saúde e não costumava acompanhar o marido nas viagens com a banda frequentemente. Desta vez, em férias, Guenara optou por seguir com músico.
— Nunca gostei que ela também saísse, mas é o destino — lamenta Francisco Veriato de Moura, 67 anos, funcionário público do Daer.
A banda Destaque Brasil toca Música Popular Brasileira e também covers de sucessos internacionais.
O acidente:
O acidente ocorreu pouco depois das 4h. O ônibus se deslocava da Fronteira em direção a São Gabriel (de oeste para leste) quando despencou da ponte. Conforme relato de integrantes da banda ao policial rodoviário Alexandre Baldez Divério, todos foram acordados por gritos do motorista, que tentava controlar o veículo, ziguezagueando no asfalto. Os músicos imaginam que tenha quebrado a barra da direção do ônibus.
— Acreditamos que foi falha mecânica, porque os relatos são de que o motorista estava acordado na hora do acidente. Não há marcas de freada, o que pode indicar um defeito abrupto — afirma Divério.
Com a batida, dois ocupantes do ônibus atravessaram o pára-brisas e caíram no riacho. Uma foi Genara, encontrada já morta, submersa embaixo de galhos no Arroio das Canas. O veículo ficou com a parte da frente enterrada na areia do fundo do riozinho.