28 março 2011

Após chuva, quatro municípios entregam notificação preliminar de desastre à Defesa Civil

A chuva do final de semana foi superior  à
média do mês, em Aratiba, no norte do 
Estado
Após os estragos causados pela chuva do final de semana, quatro municípios gaúchos solicitaram ao governo do Estado que seja decretada situação de emergência em suas cidades.Maximiliano de Almeida, Paim Filho, Não-Me-Toque e  Alegrete  já encaminharam Notificação Preliminar de Desastre (Nopred) à Defesa Civil.
Maximiliano de Almeida, Paim Filho e Não-me-Toque aguardam a avaliação dos danos do órgão para formalizar o pedido de ajuda. Ao todo, 6.325 pessoas foram afetadas com a chuva nessas três cidades.
Alegrete, no oeste do Estado, foi o quarto município a enviar o Nopred à Defesa Civil. Os decretos devem ser assinados ao longo da segunda-feira.
Confira abaixo os estragos causados pela elevação do nível dos rios no Estado:
Ajuricaba
Em Ajuricaba, no noroeste do Estado, a chuva trouxe transtornos a pelo menos 25 famílias. O Rio Cachoeira, que corta a cidade, está quatro metros acima do nível normal e transbordou. Segundo a Brigada Militar, cerca de 100 pessoas tiveram que deixar suas residências.
Vale do Taquari
No Vale do Taquari, o nível do Rio Taquari está mais de seis metros acima do normal. O rio, na altura do Porto de Estrela, está com 19,2 metros de profundidade. Com a cheia, 50 metros da ERS-129 foram invadidos pela água, entre Colinas e Estrela.
Vale do Sinos
Por causa da chuva, o Rio Paranhana quase transbordou, no final da tarde de sábado, em Três Coroas. A chuva deu uma trégua neste domingo e o rio não representa mais uma ameaça.
O Rio Caí chegou a estar sete metros acima de seu nível normal. Durante a tarde de domingo, a água começou a baixar.
O Arroio Kruse voltou a encher, no sábado, em São Leopoldo, assim como o Arroio Luiz Rau, em Novo Hamburgo. Eles causaram pontos de alagamento nas duas cidades, mas já estabilizaram.
Panambi
Em Panambi, no noroeste do Estado, cerca de 100 famílias saíram de suas casas na manhã deste domingo em decorrência da chuva. O Rio Fiúza, que corta a cidade, está 10 metros acima do leito e já alagou várias casas.
Ibirubá
Em Alfredo Brenner, distrito de Ibirubá, a chuva acompanhada de granizo causou danos a telhados de várias residências da zona rural.
Aratiba
A chuva do final de semana em Aratiba foi superior à média prevista para todo o mês de março. O Rio Novo, que atravessa a cidade, transbordou sobre todas as pontes, invadiu casas e deixou estradas intrafegáveis. Os maiores estragos ocorreram na Linha Gruta, Linha Cobra e Linha Auxiliadora, que ficam a cerca de cinco quilômetros do centro da cidade.