Coalizão ataca Líbia durante a madrugada |
A capital da Líbia, Trípoli, foi bombardeada por intensos ataques aéreos na noite deste sábado – madrugada de domingo pelo horário local – informa a rede norte-americana CNN. De acordo com a agência AFP, ao menos um avião sobrevoou o setor da residência-quartel de Kadhafi, no bairro de Bab al Aziziya, no Sul da capital, em meio aos disparos de artilharia e várias explosões.
Também nas primeiras horas de domingo na Líbia, caças-bombardeiros Tornado realizaram a primeira ação de aviões da força aérea britânica na intervenção militar internacional. "Posso confirmar que a RAF (Royal Air Force) lançou mísseis Stormshadow de aviões Tornado GR4", disse o general John Lorimer.
Ataque começou à tarde
O ataque da coalizão formada por países como Estados Unidos e França, além do Reino Unido, começou neste sábado. Foram disparados mais de 110 mísseis sobre 20 alvos militares na região. Um deles, de acordo com a TV estatal da Líbia, teria acertado um hospital.
À noite, em pronunciamento à nação, o ditador Muammar Kadhafi ameaçou transformar o Mar Mediterrâneo em um campo de batalha e garantiu que ele e sua família estão dispostos a morrer pela Líbia. Por meio de seu ministério de Relações Exteriores, o país africano requeriu uma reunião urgente no Conselho de Segurança da ONU.
O governo líbio também afirmou neste sábado que considera nula a resolução 1973 da ONU que impõe uma exclusão aérea, após a operação militar ocidental, e reforçou seu direito de utilizar novamente a sua aviação.
Ataques teriam deixado pelo menos 48 mortos
Pelo menos 48 pessoas morreram e outras 150 se feriram durante as ofensivas de aviões e mísseis da coalizão ocidental contra várias cidades da Líbia, de acordo com uma fonte oficial do regime de Muammar Khadafi.