23 março 2011

COTRIMAIO capacita Produtores do Departamento da Agricultura Familiar

Silceu Dalberto é o coordenador do
DAF
A COTRIMAIO através do Departamento da Agricultura Familiar – DAF promoveu no dia 23 de março um curso de Gestão Rural – nível básico, no auditório da cooperativa.
O DAF, pioneiro do gênero na região, propõe-se capacitar produtores da agricultura familiar, visando a administração de propriedades em economia familiar e a qualificação do segmento para fornecerem a merenda escolar, além de garantir produtos de qualidade, e viabilizar a produção – fixando as famílias no campo.
Durante o evento o instrutor do Senar/RS, Marcelino Colla, repassou informações nas áreas de comercialização agrícola, compra e venda de insumos, organização da produção e custos na propriedade. “O curso permite aos produtores um planejamento das atividades agrícolas e a produção rural em bases sustentáveis”, destaca Colla.
O evento contou com a participação de associados da COTRIMAIO, integrados no Programa Merenda Escolar. Segundo o coordenador do DAF, Silceu Dalberto, este é o primeiro curso de muitos que queremos disponibilizar aos produtores, pois a proposta da COTRIMAIO é proporcionar cursos profissionalizantes nas áreas a serem desenvolvidas pelos produtores com o objetivo de prepará-los para buscarem aumento de produtividade. O próximo encontro está programado para o dia 05 de abril de 2011. “A meta é abastecer as escolas estaduais e municipais, além dos supermercados locais e regionais, obtendo 100% do consumo da merenda adquirida através de seus associados”, afirmou Dalberto.
Trata-se de uma grandiosa conquista, tanto para as crianças, que terão acesso a alimentos de qualidade, quanto para os produtores, que recebem um considerável estímulo para avançar na prática, pois a lei determina que no mínimo 30% da merenda escolar seja adquirida diretamente de agricultores familiares ou de suas organizações, desde que possuem DAP (Declaração de Aptidão ao Pronaf) física ou jurídica.
Conforme Silceu Dalberto, mais um importante mercado está aí para ser explorado com a agricultura familiar. "O acesso ao mercado institucional do Programa de Alimentação Escolar do MEC é uma grande oportunidade de geração de renda que poderá beneficiar milhares de famílias de agricultores em todo o País. É mais uma conquista da agricultura familiar que fortalecerá o desenvolvimento rural sustentável e promoverá a melhoria da qualidade da alimentação nas escolas. As crianças terão alimentos mais saudáveis, oriundos da própria região, e o município vai economizar, pois fará a compra local e os agricultores aumentarão sua renda”,  destaca Dalberto.
O DAF possui um conselho gestor composto pelas entidades dos municípios –  Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Funcap, Sicredi, Emater-RS/Ascar, Prefeitura Municipal, Igrejas (IECLB e Católica), MDA, Unitec, Certhil e Setrem e dispõem de um técnico em agropecuária exclusivo para atender os produtores inseridos no programa. Interessados deverão procurar a filial da COTRIMAIO mais próxima.