Ministra da Pesca irá verificar a possibilidade de pagamento de seguros |
A ministra da Pesca, Ideli Salvatti, anunciou a iniciativa do governo federal para amenizar os prejuízos ao setor em São Lourenço do Sul, após a enxurrada que atingiu o município. A primeira iniciativa será um mutirão para a regularização de documentos, em parceria com o governo estadual. “Muitas pessoas perderam tudo com essa tragédia e, sem documentação, não é possível ter acesso aos benefícios”, justificou a ministra.
Ideli sustenta que os pescadores foram um dos grupos mais atingidos pelo temporal, por terem sido prejudicados triplamente – perda de equipamentos, danos ás residências (geralmente em áreas ribeirinhas) e prejuízos no potencial da pesca (devido ao grande volume d'agua e areia trazidos pela chuva na Lagoa dos Patos). “É indiscutível que a pesca do próximo período será atingida”, afirmou, sem estimar em quanto.
Em relação a repasses financeiros, a ministra informou que conversará primeiramente com o titular da pasta do Trabalho, Carlos Lupi, para verificar se é possível que o benefício seja pago sem a proibição do exercício da profissão, a fim de evitar maiores dívidas aos pescadores. O seguro é pago por meio do Fundo de Amparo ao Trabalhador. Os ministros estudarão ainda uma forma de repor os equipamentos perdidos – seja através da anistia de dívidas ou reposição de peças. Segundo a ministra, 25 pescadores perderam tudo.