Líbia ameaça tráfego aéreo e marítimo no Mediterrâneo em caso de ataque |
O ministro da Defesa da Líbia alertou nesta quinta-feira que seu país poderá atacar o tráfego aéreo e marítimo no Mediterrâneo no caso de uma intervenção militar na Líbia, informou a agência oficial Jana. "Qualquer movimentação de tráfego civil e militar será alvo da contraofensiva da Líbia. O Mediterrâneo ficará exposto a uma grave perigo, não apenas em curto prazo como em longo prazo”, declarou o porta-voz do ministro à agência.
ONU deve autorizar mais ações
O comunicado do ministro da Defesa da Líbia acontece no mesmo dia em que membros da Organização das Nações Unidas se reúnem para discutir a autorização de mais ações contra o país, "incluindo uma zona de exclusão aérea", afirmou a secretária de Estado americana, Hillary Clinton, durante uma visita na Tunísia. A votação na ONU começará às 19h (horário de Brasília).
Hillary Clinton afirmou que o Conselho de Segurança deveria considerar outras ações contra o dirigente líbio Muammar Kadhafi e suas forças. "Nosso objetivo hoje é convencer o Conselho de Segurança a autorizar mais ações, incluindo uma zona de exclusão aérea, assim como outras ações, e então ver quantos países estão dispostos realmente a fazer o que o Conselho autorizar".