16 março 2011

Prefeito Casali e vereadores Ivo e Fernando participaram de audiência pública em Santa Rosa

Ver. Ivo Novotny
O presidente da Câmara de Vereadores de Três de Maio, Ivo Novotny (PMDB) e o vice Fernando Trage (PT) participaram na tarde de segunda-feira (14/03) da audiência pública sobre acesso asfáltico, que foi realizada no Campus da Unijuí, em Santa Rosa, contando com a presença do secretário estadual de Infraestrutura, Beto Albuquerque, de prefeitos e vereadores das Regiões Missões, Grande Santa Rosa, Celeiro e Noroeste Colonial. Também estiveram presentes, os deputados estaduais Jéferson Fernandes, Zilá Breitenbach, Adroaldo Loureiro e Gerson Burmann, além do deputado federal Elvino Bohn Gass. Os presentes na audiência pública foram informados de que atualmente são 106 municípios gaúchos reivindicando acesso asfáltico.
Pref. Olivio Casali
Na verdade, o Poder Executivo Estadual deverá priorizar a conclusão de obras em andamento, entre elas, o asfaltamento da RS 218, que teve mais de 90% da pavimentação concluída, a ampliação do aeroporto regional tendo em vista a importância estratégica da obra. De acordo com os vereadores Ivo e Fernando, a audiência pública serviu para discutir a orientação do governador do Estado do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, ao secretário Beto Albuquerque de viabilização do empréstimo internacional de R$ 1 bilhão para a realização da maior parte das obras. De acordo com estudos preliminares, para garantir acesso asfáltico a todos os municípios gaúchos, existe a necessidade de um investimento de R$ 1,5 bilhão.
Os parlamentares tresmaienses, ao fazer uso da Tribuna na sessão ordinária da Casa de Leis também na noite de segunda-feira, revelaram que os gestores públicos, contando com o apoio dos deputados presentes, aproveitaram a audiência para apresentar diversos e importantes pedidos na área de infraestrutura. Acrescentaram que ficou muito claro de que existe o interesse de se definir as principais obras a serem realizadas, para que posteriormente o governo estadual busque financiamento junto ao BNDES e banco mundial. 
Ver.Fernando Trage
“Participamos, juntamente com o presidente Ivo, da audiência pública promovida pelos companheiros, o deputado estadual Jeferson Fernandes e o deputado federal Elvino Bohn Gass. Na oportunidade foi discutido o andamento das obras dos asfaltos iniciados na nossa região. Temos o anel rodoviário asfáltico de Três de Maio, além do asfalto de São José do Inhacorá, Nova Candelária, Horizontina a Crissiumal, Santo Ângelo a Catuípe. Por isso considero que foi um momento importante, porque na audiência esteve o prefeito Olívio José Casali acompanhado de alguns secretários municipais”, disse o vereador Fernando Trage. Acrescentou que foi uma oportunidade ímpar de se ouvir atentamente o secretário estadual Beto Albuquerque, que está muito preocupado com o crescimento e desenvolvimento do nosso estado e, com toda a certeza, da nossa região, que é muito rica em grãos e existe a ambição de Três de Maio ser o município destaque na produção de leite, e para tanto também é preciso se contar com boas estradas. “Retornamos de Santa Rosa bastante entusiasmados, porque observamos que o atual governo do Rio Grande do Sul realmente prioriza a classe trabalhadora, os agricultores e as pessoas que buscam melhores dias. Graças a Deus, considero que ficou para trás aquele radicalismo que se tinha de que quando um governador deixava o cargo e outro assumia, o novo chefe do Poder Executivo Estadual esquecia todas as obras iniciadas e começava a fazer obras novas. O povo foi muito feliz escolhendo Tarso Genro para ser o governador do nosso estado. Já o companheiro Tarso está sendo muito feliz em escolher a sua equipe, que é uma equipe que trabalha mesmo”, finalizou o vereador Fernando.
“É preocupante. Tudo precisa ser feito. Mas eu tenho a certeza de que teremos ainda muitos outros debates. Muito sono os secretários irão perder, mas sabemos que se trata do ônus que o político paga, é o preço pago por todos aqueles que querem chegar ao poder. Quem chega lá precisa trabalhar, lutar e encontrar soluções para as mais diversas questões”, observou o presidente do Legislativo Municipal, Ivo Novotny.
Já o prefeito municipal, Olívio José Casali, disse que foi a Santa Rosa defender a continuidade e a conclusão do anel viário asfáltico, que se trata de uma importante obra de 4,24 quilômetros. “Na audiência pública contamos também com a presença do presidente da nossa Câmara de Vereadores, Ivo Novotny, e do vice-presidente Fernando Trage, que foram e são solidários nesta reivindicação do nosso município. Agradeço a participação efetiva dos vereadores, quando o interesse maior é o município de Três de Maio. Nós, quando tivemos a oportunidade de fazer uso da palavra, defendemos veementemente de que haja sensibilidade por parte do secretário Beto Albuquerque e do nosso governador Tarso Genro”, destacou o prefeito Casali.