Ver. Ivo Novotny |
O presidente da Câmara de Vereadores de Três de Maio, Ivo Novotny (PMDB) e o vice Fernando Trage (PT) participaram na tarde de segunda-feira (14/03) da audiência pública sobre acesso asfáltico, que foi realizada no Campus da Unijuí, em Santa Rosa, contando com a presença do secretário estadual de Infraestrutura, Beto Albuquerque, de prefeitos e vereadores das Regiões Missões, Grande Santa Rosa, Celeiro e Noroeste Colonial. Também estiveram presentes, os deputados estaduais Jéferson Fernandes, Zilá Breitenbach, Adroaldo Loureiro e Gerson Burmann, além do deputado federal Elvino Bohn Gass. Os presentes na audiência pública foram informados de que atualmente são 106 municípios gaúchos reivindicando acesso asfáltico.
Pref. Olivio Casali |
Na verdade, o Poder Executivo Estadual deverá priorizar a conclusão de obras em andamento, entre elas, o asfaltamento da RS 218, que teve mais de 90% da pavimentação concluída, a ampliação do aeroporto regional tendo em vista a importância estratégica da obra. De acordo com os vereadores Ivo e Fernando, a audiência pública serviu para discutir a orientação do governador do Estado do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, ao secretário Beto Albuquerque de viabilização do empréstimo internacional de R$ 1 bilhão para a realização da maior parte das obras. De acordo com estudos preliminares, para garantir acesso asfáltico a todos os municípios gaúchos, existe a necessidade de um investimento de R$ 1,5 bilhão.
Os parlamentares tresmaienses, ao fazer uso da Tribuna na sessão ordinária da Casa de Leis também na noite de segunda-feira, revelaram que os gestores públicos, contando com o apoio dos deputados presentes, aproveitaram a audiência para apresentar diversos e importantes pedidos na área de infraestrutura. Acrescentaram que ficou muito claro de que existe o interesse de se definir as principais obras a serem realizadas, para que posteriormente o governo estadual busque financiamento junto ao BNDES e banco mundial.
Ver.Fernando Trage |
“Participamos, juntamente com o presidente Ivo, da audiência pública promovida pelos companheiros, o deputado estadual Jeferson Fernandes e o deputado federal Elvino Bohn Gass. Na oportunidade foi discutido o andamento das obras dos asfaltos iniciados na nossa região. Temos o anel rodoviário asfáltico de Três de Maio, além do asfalto de São José do Inhacorá, Nova Candelária, Horizontina a Crissiumal, Santo Ângelo a Catuípe. Por isso considero que foi um momento importante, porque na audiência esteve o prefeito Olívio José Casali acompanhado de alguns secretários municipais”, disse o vereador Fernando Trage. Acrescentou que foi uma oportunidade ímpar de se ouvir atentamente o secretário estadual Beto Albuquerque, que está muito preocupado com o crescimento e desenvolvimento do nosso estado e, com toda a certeza, da nossa região, que é muito rica em grãos e existe a ambição de Três de Maio ser o município destaque na produção de leite, e para tanto também é preciso se contar com boas estradas. “Retornamos de Santa Rosa bastante entusiasmados, porque observamos que o atual governo do Rio Grande do Sul realmente prioriza a classe trabalhadora, os agricultores e as pessoas que buscam melhores dias. Graças a Deus, considero que ficou para trás aquele radicalismo que se tinha de que quando um governador deixava o cargo e outro assumia, o novo chefe do Poder Executivo Estadual esquecia todas as obras iniciadas e começava a fazer obras novas. O povo foi muito feliz escolhendo Tarso Genro para ser o governador do nosso estado. Já o companheiro Tarso está sendo muito feliz em escolher a sua equipe, que é uma equipe que trabalha mesmo”, finalizou o vereador Fernando.
“É preocupante. Tudo precisa ser feito. Mas eu tenho a certeza de que teremos ainda muitos outros debates. Muito sono os secretários irão perder, mas sabemos que se trata do ônus que o político paga, é o preço pago por todos aqueles que querem chegar ao poder. Quem chega lá precisa trabalhar, lutar e encontrar soluções para as mais diversas questões”, observou o presidente do Legislativo Municipal, Ivo Novotny.
Já o prefeito municipal, Olívio José Casali, disse que foi a Santa Rosa defender a continuidade e a conclusão do anel viário asfáltico, que se trata de uma importante obra de 4,24 quilômetros. “Na audiência pública contamos também com a presença do presidente da nossa Câmara de Vereadores, Ivo Novotny, e do vice-presidente Fernando Trage, que foram e são solidários nesta reivindicação do nosso município. Agradeço a participação efetiva dos vereadores, quando o interesse maior é o município de Três de Maio. Nós, quando tivemos a oportunidade de fazer uso da palavra, defendemos veementemente de que haja sensibilidade por parte do secretário Beto Albuquerque e do nosso governador Tarso Genro”, destacou o prefeito Casali.