A Hora do Planeta |
A Hora do Planeta, conhecida globalmente como Earth Hour, é um ato simbólico promovido pela WWF no mundo todo no qual empresas, instituições e a população são convidados a mostrar sua preocupação com o aquecimento global e mudanças climáticas.
Durante a Hora do Planeta, pessoas, empresas, comunidades e governo apagam as luzes pelo período de uma hora para mostrar seu apoio ao combate ao aquecimento global. Neste ano de 2011 as luzes devem ser apagas no dia 26 de março das 20h30min às 21h30min.
A Hora do Planeta foi criada pelo WWF-Austrália em 2007. A primeira edição ocorreu como um movimento local em Sidney, no dia 31 de março, onde 2,2 milhões de moradores de Sidney apagaram as luzes por uma hora. O objetivo era reduzir 5% do consumo de energia elétrica da cidade, o resultado foi o dobro do esperado: 10,2% de redução no consumo.
Em 2088 a Hora do Planeta aconteceu em 29 de março, e 50 milhões de pessoas de 35 países e 371 cidades apagaram as luzes por uma hora. O Coliseu, em Roma (Itália), e a Golden Gate, em São Francisco (Estados Unidos), foram alguns dos ícones globais que tiveram suas luzes desligadas. No dia 28 de março de 2009, centenas de milhares de pessoas em mais de 4 mil cidades em 88 países do mundo.
No ano de 2010 foram ais de 1 bilhão de pessoas participando em 4616 cidades em 28 países. Só no Brasil, mais de três mil empresas, 579 organizações, três governos e 98 prefeituras participaram do movimento simbólico de alerta contra o aquecimento global e em favor da conservação de ecossistemas terrestres e aquáticos.
Neste ano de 2011 Tucunduva também participará da Hora do Planeta apagando as luzes do prédio da Prefeitura Municipal por uma hora. A Administração Municipal preocupada com o aquecimento global, as mudanças climáticas e os últimos desastres ambientais que vem acontecendo convida toda a população tucunduvense para participar também.
Para fazer da Hora do Planeta basta cadastrar-se no site www.horadoplaneta.org.br/index.php e apagar as luzes durante uma hora no dia 26 de março.