05 abril 2011

Bagé ativa reservatório alternativo para evitar mais racionamento d'água

Bagé ativa reservatório de água alternativo
para evitar mais racionamento 
Crédito: Divulgação/Brigada Militar
O Departamento de Águas e Esgotos de Bagé (Daeb) ativou, de forma experimental, um reservatório de água alternativo para evitar uma ampliação do racionamento de água na cidade, atualmente de 13 horas. O local, uma pedreira de calcário desativada, foi sugerido no início desta segunda-feira e a ideia aprovada após reunião de técnicos e da direção do Daeb.
A nova reserva hídrica fica na zona Leste de Bagé e tem capacidade para armazenar 400 milhões de litros de água. Segundo o diretor do Daeb, Kiwal Parera, se aprovado nos testes, o reservatório poderá contribuir com 80 litros por segundo, por cerca de 90 dias, no atual esquema de racionamento.
Além disso, a inserção do reservatório na rede permitirá a redução da vazão atual da Barragem Sanga Rasa, que já se encontra 8,60 metros abaixo do nível normal. As barragens Piraí e Emergencial continuarão sendo usadas normalmente. Bagé enfrenta um problema de estiagem desde o mês de agosto de 2010, num déficit hídrico superior a 740 milímetros, no período, em relação à média histórica do município. Além da Pedreira, o Daeb conta com o apoio de três poços artesianos para manter o abastecimento da população.