Comissão organizadora da Ficat e o prefeito municipal Olavo Pawlak estiveram reunidos |
A comissão que irá comandar a próxima Ficat, feira que deverá acontecer Tuparendi em setembro de 2012, já começou a dar os primeiros passos visando a organização do evento. Em uma reunião realizada na Prefeitura Municipal, o engenheiro Jorge Tomasi, que irá presidir a próxima feira, informou que algumas providências já foram tomadas.
Segundo Tomasi, a comissão organizadora elaborou um levantamento das últimas edições da feira para levantar alguns dados que serão importantes para a realização do evento no ano que vem. Este estudo apurou uma evolução de todas as despesas e receitas das últimas feiras, o que servirá de norte para os investimentos que serão feitos na Ficat 2012, que será realizada novamente no Parque de Máquinas da Prefeitura.
Os investimentos da administração municipal também constaram da pauta da reunião entre o prefeito e a comissão organizadora. No ano passado a prefeitura investiu R$ 50 mil em dinheiro, e aproximadamente o mesmo valor em investimentos na área do Parque de Máquinas. Para o próximo evento, pretende-se que a prefeitura repasse somente um determinado valor em dinheiro, além do suporte de mão-de-obra e algum maquinário necessário para montar a estrutura do parque de exposições, o restante dos investimentos seriam todos feitos pela própria organização da feira. O prefeito não informou qual a quantia que deverá ser repassada, mas deve girar em torno de R$ 100 mil. Este dinheiro seria repassado em forma de parcelas mensais a organização da Ficat.
Mesmo faltando mais de um ano para a realização da próxima feira, alguns pontos da organização já estão sendo trabalhados, caso da busca de recursos. A comissão está contratando uma empresa para elaborar um projeto que possibilite a Ficat captar recursos através da Lei Rouanet. Esta lei de incentivo federal, permite que eventos que tenham seus projetos aprovados pelo Ministério da Cultura, possam buscar patrocínio em empresas que posteriormente descontam todo o valor, ou parte dele, do imposto de renda.
Outras formas de patrocínio também serão trabalhadas, tanto na iniciativa privada quanto em órgãos públicos. Segundo informou o prefeito Olavo Pawlak, alguns deputados ligados ao município, serão convidados a visitar Tuparedi e participar de reuniões com a comissão organizadora da Ficat. A intenção é de pedir que os mesmo intercedam, tanto na esfera estadual quanto federal, na liberação de recursos para o evento. O prefeito alerta de que 2012 é um ano atípico, por se tratar de ano político, com eleições municipais, e a feira acontecendo às vésperas do pleito. Olavo explica que a liberação de recursos públicos tem que acontecer antes de deflagrada a campanha, e também afirmou que não pretende ver a Ficat servindo de palanque eleitoral para ninguém: “O fato da feira do ano que vem ser realizada às vésperas das eleições municipais é um fator que dificulta, pode afetar e dificultar o repasse de recursos, é preciso que antecipemos os repasses, e também que evitemos que a feira seja usada para se obter dividendos políticos. Não é essa a nossa intenção, a feira não é do prefeito, nem dos vereadores, e de nenhum político. A Ficat é da comunidade, e isso precisa ser obedecido”, disse o prefeito.