02 maio 2011

Bin Laden teria usado esposa como escudo, dizem EUA

Bin Laden teria usado esposa como escudo
humano, diz EUA 
Crédito: Aamir Qureshi / AFP / CP
O assistente de segurança interna da Presidência dos Estados Unidos, John Brennan, confirmou nesta segunda-feira que o terrorista Osama Bin Laden usou uma mulher, “provavelmente sua esposa”, como escudo humano. O líder da rede Al-Qaeda foi morto neste domingo em uma operação militar americana no Paquistão.
O terrorista saudita, responsável pelos ataques de 11 de setembro de 2001, em Nova Iorque e em Washington, casou-se com várias mulheres ao longo da vida, prática comum nos setores mais conservadores do mundo islâmico.
Brennan disse ainda, durante entrevista coletiva na Casa Branca, que os americanos investigam se Bin Laden e seus colaboradores receberam ajuda do Paquistão para se esconderem no país. Ele ressaltou, no entanto, que a relação entre os dois governos "continua em diferentes áreas”, e que “há um diálogo com nossos aliados para conter o terrorismo”.
O assistente de segurança interna informou que o enterro de Bin Laden, cujo corpo foi deixado no mar, ocorreu segundo a lei islâmica, pela qual o corpo de um fiel deve ser sepultado até 24 horas após sua morte. Segundo os EUA, seria difícil encontrar um país disposto a receber o funeral em tão pouco tempo.
DNA
Mais cedo, o governo americano informou que exames de DNA confirmaram que Bin Laden era a pessoa morta na operação, morto com um tiro na cabeça.  As forças da Marinha são tropas de elite preparadas principalmente para missões de combate ao terrorismo e operações de reconhecimento e de guerra não convencionais.
Colocadas à disposição do serviço de inteligência americano, as tropas deram início ao ataque com helicópteros contra um complexo fortemente guardado nas proximidades de Islamabad. O local foi identificado como o esconderijo de Bin Laden.