26 maio 2011

Novo endereço para Sepé Tiaraju

Obras no trevo da cidade motivou a retirada da estátua
Içada por um guindaste, a escultura de dois metros e uma tonelada, que homenageia o maior defensor do Sete Povo das Missões, circulou por São Luiz Gonzaga. No período em que se relembra os 255 anos de morte de Sepé Tiaraju, em razão de remodelação do trevo de acesso do município, o índio ganhou novo endereço: o canteiro em frente à prefeitura.
A obra na rodovia São Miguel das Missões – São Luiz Gonzaga (BR-285) na principal entrada da cidade, motivou a retirada da estátua. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) prevê que o trevo de acesso seja remodelado em até 90 dias, e cruze justamente onde a imagem havia sido colocada há cinco anos, no Dia do Índio.
O artista plástico, Vinicius Ribeiro, responsável pela criação do Sepé Tiaraju, acompanhou todo o transporte para que nada acontecesse à obra esculpida em concreto armado. Agora o índio está localizado bem no centro da cidade. No entanto, assim como aconteceu com o monumento de Jayme Caetano Braun, também nascido em São Luiz Gonzaga, Ribeiro ainda planeja construir outro indígena de seis metros de altura, que ficará na entrada de São Luiz Gonzaga.
- Ainda não tenho data para finalizar o novo Sepé, pois dependerei de doações para construção. Mas todos são cientes da importância de valorizar o potencial turístico da região. Sepé mais que um mito foi um guerreiro, teremos duas obras para ele- diz Ribeiro ao lembrar que a estatua de Jayme custou R$ 27 mil.
O novo monumento em homenagem ao herói das Missões deverá ter oito toneladas. Segundo prefeito Vicente Diel (PSDB) a obra será visível a todos que passarem pela cidade, uma valorização a um dos filhos ilustres do município.