Serão instaladas lombadas para obrigar os motoristas a reduzirem a velocidade na rua Consolata |
A decisão do Conselho Municipal de Trânsito levou em conta a necessidade da circulação de veículos de transporte naquela via que é um acesso de ligação alternativo entre a ERS-342 e a cidade de Três de Maio para o transporte de mercadorias.
Devido ao grande movimento de alunos que estudam na Escola Estadual Castelo Branco, serão instaladas lombadas para obrigar os motoristas a respeitarem o limite de velocidade nas proximidades do estabelecimento.
O presidente do Conselho Municipal de Trânsito, Mário Machado, disse que o órgão compreende as opiniões contrárias, mas as decisões são tomadas de acordo com critérios técnicos e levando em conta as necessidades da cidade como um todo, e não apenas interesses particulares.
A liberação de veículos pesados na Consolata, no entanto, gerou preocupações ente moradores e pais de alunos. De acordo com o relato de algumas pessoas, por serem maiores, caminhes de grande porte dificultam o trânsito, inclusive aumentando as chances de acidentes. Como a rua tem uma faixa de cada lado, as ultrapassagens ficam comprometidas.
Além da segurança dos pedestres, alguns moradores da Rua Consolata não gostaram da liberação do tráfego de caminhões pesados naquela via preocupados com a conservação do asfalto em bom estado. Eles alegam que ajudaram a pagar a pavimentação asfáltica da via e se queixam que o peso dos veículos pode danificar o asfalto, abrindo buracos, como acontece já em várias outras partes da cidade.