04 junho 2011

Protesto contra ministro Gilmar Mendes gera tumulto na Unisc, em Santa Cruz do Sul

Alguns universitários se deitaram no chão do estacionamento para
impedir a saída do carro onde estava Gilmar Mendes, mas foram 
retirados pela segurança
Foto:Diretório Acadêmico Curso de Comunicação Social / Divulgação
A presença do ministro Gilmar Mendes na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) foi motivo de protesto por parte de alunos na noite de sexta-feira em Santa Cruz do Sul, no Vale do Rio Pardo. O ministro chegou à universidade por volta das 18h para uma palestra no curso de Direito.
Ao término do evento, ele foi surpreendido por um grupo de estudantes que protestavam sobre a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de derrubar a exigência do diploma para exercer a função de jornalista. Com faixas em mãos, os cerca de 80 estudantes mobilizados pelo Diretório Acadêmico do Curso de Comunicação Social, vaiaram o ministro.
Na saída do ministro do prédio, conforme os estudantes, houve confusão com os seguranças. A Brigada Militar foi chamada ao local. Alguns universitários se deitaram no chão do estacionamento para impedir a saída do carro onde estava Gilmar Mendes, mas foram retirados pela segurança.
— Um segurança chegou a ser atropelado pelo carro onde estava o ministro. O Gilmar Mendes não se dispôs a falar com a gente — contou o estudante de Jornalismo, Khym Porto.
Os manifestantes ressaltaram que o protesto foi organizado pelos alunos, sem envolvimento da universidade ou do Curso de Comunicação Social.