27 setembro 2011

Camera realizou 1º Seminário da Agricultura Familiar

O público lotou as dependências do CTG Tropeiros do Buricá
Empresa reúne mais de 600 agricultores familiares em Seminário para apresentar e discutir as perspectivas PNPB - Programa Nacional de Produção e uso Biodiesel Santa Rosa, 27 de setembro de 2011 – Realizou-se o 1º Seminário da Agricultura Familiar Camera na manhã do dia 27 de setembro de 2011 no município de Três de Maio no Noroeste do estado do Rio Grande do Sul, uma iniciativa da Camera Agroalimentos SA, Fetag RS e Secretaria da Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário do Brasil – MDA, com o apoio da Basf, Bunge, Dekalb e Dupont.
O evento, que  reuniu diversas autoridades políticas e sindicais e  mais de  600 famílias rurais das regiões Noroeste, Celeiro, Ijuí, Missões e Centro do RS,  teve o intuito de  disponibilizar informações aos Agricultores Familiares e lideranças locais sobre o PNPB – Programa Nacional de Produção e Uso de Biodiesel e seus benefícios à sociedade.
Centrou-se ainda o seminário na assistência técnica, fomento à culturas alternativas, diversificação nas propriedades e a importância que o Agricultor Familiar tem no contexto geral do programa.
Na oportunidade o Gerente Executivo da Camera Sr. Antonio Eduardo Cócaro da Costa, relatou da importância da realização de eventos como estes, no sentido de esclarecer e levar informações que produzam efeitos positivos em toda a cadeia da Agricultura Familiar. Também apresentou a Companhia, sua atuação e presença no RS, Brasil e no mercado mundial, com suas unidades de negócios, bem como as relações da empresa com os Agricultores. 
Após o Gerente da Unidade de Negócios Biodiesel e Co-produtos, Sr. João Artur Manjabosco apresentou o panorama e perspectivas da utilização deste combustível renovável no mercado nacional e da importância do aumento da mistura deste no diesel mineral; falou  ainda  sobre a capacidade de produção instalada das plantas de biodiesel e a regionalização da compra de matéria-prima, para a sustentabilidade das plantas produtoras do RS.
Por sua vez, o Gerente de Fomento da Camera Sr. Jean Carlos Marin, apresentou o projeto da companhia para com os Agricultores Familiares tendo a missão de assessorar o Agricultor na busca de novas tecnologias e orientações técnicas para o aumento de sua produtividade. Evidenciou ainda a evolução dos contratos da Agricultura Familiar  iniciado em 2010, abordando também a importância do pleno cumprimento por ambas  as partes envolvidas dos mesmos para que o programa continue avançando.
Na sequência o Sr. Carlos Joel da Silva, vice-presidente da FETAG RS, apresentou sobre a importância da participação das entidades sindicais no processo da inclusão social na produção de Biodiesel.
Em seguida, a Sra. Janete Basso Costa, consultora MDA/SAF  – RS, também discorreu sobre o PNPB, a importância deste e as perspectivas do MDA perante a Agricultura Familiar. Prestou informações sobre as quantidades de matérias primas compradas diretamente de agricultores individualmente e de cooperativas.