Morador de Hulha Negra segura pedra de gelo maior que um ovo Crédito: Ezequiel Jorge/Divulgação/CP |
O tempo segue instável no Rio Grande do Sul no sábado, com chuva prevista para todas as regiões. Devem ocorrer focos de chuva torrencial por todo o Estado, com possibilidade de temporais de granizo, como o que danificou mais de 600 casas em Hulha Negra, nesta sexta-feira.
Centro e Sul do RS registram temperaturas próximas durante todo o final de semana, com manhãs e tardes amenas, no Norte há forte esfriamento, em relação à sexta-feira. A mínima, porém, não cai abaixo dos 12°C, em Bagé e a máxima não ultrapassa os 24°C, em Santa Rosa e Erechim.
Em Porto Alegre, os termômetros rondam os 17°C no início do dia. No decorrer da tarde, contudo, não se elevam além dos 22°C, em meio ao tempo nublado.
Os primeiros temporais da primavera atingiram o RS com alguns estragos. O avanço de uma frente fria do Uruguai formou nuvens muito carregadas na madrugada, que provocaram granizo em Hulha Negra e Arroio Grande.
Em Livramento, choveu forte e o dia virou noite ao entardecer. Altos volumes de chuva foram observados em quase toda a Campanha. Até o começo da noite, o acumulado era de 71 milímetros em Dom Pedrito.
Com a atuação da frente fria estabeleceu-se enorme diferença de temperatura entre o Sul e o Norte do Estado. Enquanto Canguçu registrava 11ºC, Iraí chegou a ter 35,6ºC.