Fogo consome alojamento de operários da Arena após atropelamento Crédito: Cristiano Estrela |
Um acidente no km 94 da BR 290, a freeway, em frente às obras da Arena do Grêmio, em Porto Alegre, causou uma morte e um tumulto na noite deste domingo. José Elias Machado, 40 anos, natural de Jaru (PB), trabalhador contratado pela construtora OAS, morreu atropelado por uma caminhonete F-250. A Polícia Rodoviária Federal chegou a informar inicialmente que se tratava de de um trabalhador das obras da BR 448 (Rodovia do Parque).
Revoltados, colegas da vítima e moradores da Vila Areia tentaram linchar o motorista. A Polícia Rodoviária Federal e a Brigada Militar tiveram trabalho para conter o grupo, impedir o linchamento e remover o veículo. Em meio aos protestos, começou um incêndio no alojamento dos operários, a cerca de 200 metros do local do acidente. A polícia suspeita de que o fogo tenha sido causado de forma proposital, como parte da manifestação.
O fogo foi controlado depois das 21h. Os bombeiros fazem o último rescaldo e verificam se há vítimas.
Dono dos galpões, Ilgo João Kopplin, que alugou os equipamentos para a OAS, foi ao local conferir os estragos. Todas as unidades, com capacidade para 400 pessoas cada, tiveram perda total. Kottlin estima o prejuízo em R$ 10 milhões. Ele vai discutir com a OAS um ressarcimento.
Polícia investiga possibilidade de que incêndio tenha sido provocado como protesto Crédito: Cristiano Estrela |
Desalojados, os operários foram orientados a esperar os ônibus que seriam enviados para buscá-los e levá-los a um abrigo ainda não divulgado.
O trânsito foi parcialmente bloqueado no sentido Interior-Capital, onde ocorreu o acidente. Houve lentidão até cerca de 21h.
A assessoria de imprensa da Grêmio Empreendimentos foi até o local e informou que a empresa deve se pronunciar nesta segunda-feira. No entanto, disse que todos os funcionários serão alojados e receberão alimentação.