19 outubro 2011

Professores municipais paralisam atividades em Entre-Ijuís

Rafael Ristow, RBS TV Santo Ângelo
Cerca de 700 alunos da rede municipal de Entre-Ijuís não tiveram aulas nesta terça-feira. Os professores paralisaram as atividades para que a prefeitura atenda reivindicações, como reajuste salarial.
Cerca de 70 professores ficaram durante todo o dia em frente à prefeitura de Entre-Ijuís. Entre as reivindicações, o reajuste salarial de 30 a 40%. Segundo a presidente do sindicato da categoria, o salário básico é de R$735 mesmo para quem está em fim de carreira.
_São reivindicações para segurar os nossos direitos, até mesmo numa questão de aposentadoria dos profissionais, garantir os direitos, como também condições melhores no desempenho de nossas atividades profissionais_diz a presidente do sindicato Rosane Beatriz Matje.
Segundo o Sindicato dos Professores Municipais de Entre-Ijuís, um plano de carreira começou a ser montado em 2009 e foi entregue à administração municipal em outubro do ano passado. Mas como não houve nenhum retorno sobre a proposta, os professores decidiram paralisar as atividades.
Segundo o sindicato, o município apresentou uma proposta de reajuste dos salários em 15%, mas não citou nada a respeito das outras reinvindicações. Representantes dos professores já se reuniram e até o fim da semana devem apresentar uma contraproposta à prefeitura.As aulas voltam ao normal nesta quarta-feira.
Segundo o secretário de administração do município, Adriano Klaic, a proposta da prefeitura foi de 15% de aumento nos salários, 20% para professores pós-graduados e ainda de 35 a 45% para profissionais que trabalham em escolas de difícil acesso, como no interior do município.