A implantação do Equipamento de TELECARDIOLOGIA DIGITAL junto ao Hospital Municipal São Sebastião de Alegria, com transmissão de dados em um canal aberto direto com o Instituto de Cardiologia de Porto Alegre, fazendo atendimentos de urgência e emergência cardíacas, bem como os exames que são efetuados em horário normal e de plantão do Hospital. Com este Aparelho os pacientes alegrienses estão sendo beneficiados com o serviço de diagnóstico e tratamento de doenças cardíacas, sem precisar gastar e se deslocar para outros centros de saúde da região.
A enfermeira Daniela Schossler Jost, responsável pelo Setor da Telecardiologia no Municipio, diz que o Eletrocardiograma Digital é feito em 10 minutos, ele é analisado por médicos cardiologistas especializados do Instituto de Cardiologia de Porto Alegre e remetido para o médico plantonista do Hospital Municipal São Sebastião, O sistema faz o diagnóstico à distância em urgências e emergências cardiovasculares de um infarto agudo ou de outros problemas cardiacos, o Centro de Telecardiologia da Capital, disponibiliza laudos de eletrocardiograma on line, através de videoconsultorias especializadas, agilizando o diagnóstico e o tratamento do paciente.
De acordo com o médico, Adolfo Sparenberg, do Instituto de Cardiologia, a obstrução das artérias é a maior causa de mortes por problemas cardiovasculares, e que no Estado esses representam 33% dos óbitos.
Já as médicas Drª. Terezinha Zavaski e Drª. Andressa Antunes do Hospital Municipal São Sebastião, frisam que a TELECARDIOLOGIA DIGITAL, está assegurando atendimento especialmente às comunidades com carências de especialistas na área e dificuldades de acesso, o atendimento ao paciente com infarto agudo é fundamental principalmente nas primeiras horas, esse equipamento já salvou muitas vidas em nosso municipio, diz a médica Andressa. Uma equipe de nove Médicos Especialistas em Doenças Cardiacas do Instituto do Coração de Porto Alegre, presta atendimento durante 24 horas todos os dias da semana, Eles analisam os diagnósticos enviados do interior, interpretam o eletrocardiograma em tempo real, orientam o atendimento, tendo a internet como ferramenta de informação para os Profissionais da Área da Saúde, esse é um dos requisitos fundamentais para salvar uma vida no seu momento mais difícil, garantido segurança para o paciente até que possa chegar ao socorro adequado. Outro importante pilar do projeto são as videoconferências multipontos periódicas, que dão atualização e aprimoramento aos profissionais de saúde das cidades que possuem esse atendimento cardiológico. Através desta plataforma é possível levar a discussão de casos clínicos, apresentação de aulas e revisão de assuntos de telecardiologia em geral. Este anseio pela educação continuada faz com que o projeto não fique restrito ao campo assistencial, mas incorpore também um caráter acadêmico, estimulando a propagação do conhecimento virtual 24 horas por dia, além de um programa de capacitação e educação continuada desenvolvido para aperfeiçoar a assistência em cardiologia.
Para o Secretário Municipal da Saúde de Alegria Valdir Rochinheski, o equipamento é uma conquista em tecnologia em permitir o atendimento à distância de pacientes com diagnóstico de infarto agudo e outras emergências cardiovasculares em localidades de difícil acesso que não disponham de serviço de urgência no setor, como é o caso do município de Alegria. Com esse serviço, a Secretaria Municipal da Saúde, deixou de encaminhar 75 pacientes no último mês para exames de eletrocardiologia em outros centros de referência, cada paciente aqui atendido deixou de pagar em média R$ 120,00 pelo exame, somados aos 75 exames realizados, no mês, constatou-se uma economia de R$ 9.000,00, sem contar as despesas de transporte e o sofrimento dos pacientes no deslocamento, além de ser salvo e continuar levando uma vida normal.