03 novembro 2011

Boa alimentação é um dos trunfos para sucesso do turno integral em escola da Vila Glória

Segundo avaliação da Secretaria de Educação, o resultado
até o momento tem sido positivo
“É uma comida  saudável, boa, diversificada, a fruta que recebemos após o almoço ajuda na digestão dos alimentos, alem de fazer bem para nossa saúde”. Este depoimento é da menina Tainá Vieira, que estuda na 4ª série da Escola Municipal Vendelino Waldemar Rauber, Vila Glória. Esta escola foi escolhida como piloto para um projeto da Prefeitura Municipal para  implantar uma educação com turno integral no município de Tuparendi. Segundo avaliação da Secretaria de Educação, o resultado até o momento tem sido positivo, com reflexo no aprendizado das crianças. Parte deste sucesso deve-se sem dúvida nenhuma ao fato de que os alunos de 1ª a 4ª série, que participam deste projeto na Vila Gloria, receberem uma alimentação saudável e balanceada, prescrita pelas nutricionistas Karla Gerloff e Daniele Hauschild que trabalham no projeto. Karla faz parte da equipe que transformou o município como referência em todo os estado em se tratando da aplicação da lei que prevê que pelo menos 30% do que é consumido na merenda escolar seja produzido na agricultura familiar. A escola  conta atualmente com 183 alunos desde a Educação Infantil até a 6° série. Os alunos da 1° a 4° série permanecem na escola na hora do meio dia, em turno integral. Recebem três refeições diárias, através de um cardápio diversificado. “O  trabalho das nutricionistas é  importante, mas é preciso salientar a dedicação da merendeira e auxiliares que não medem esforços para que as refeições sejam de qualidade”, comenta a direção da escola.
O cardápio varia todos os dias, sendo  oferecido alimentos como feijão e arroz, lentilha, carreteiro, galinhada, bebida láctea, leite, batida de leite com frutas e flocos de aveia, bolacha integral e caseira, creme de leite, macarronada, polenta, batata-doce, frutas, saladas diversas, bolo de legumes com chá, sanduíche de legumes com frango, tudo diversificado para atingir a recomendação dos valores nutricionais, necessários ao desenvolvimento físico e intelectual da criança.Veja o exemplo de um  cardápio oferecido em um dia da semana:
-Lanche da manhã: Leite, barrinha de cereal e fruta maçã.
-Almoço: Lentilha, arroz, peito de frango com molho. Salada: Repolho e cenoura crus,  laranja.
-Lanche da tarde: Biscoito integral, bebida láctea, salada de frutas: maçã, banana e mamão.
“A merenda da escola é muito saborosa porque é feita com carinho pelas merendeiras” declarou a aluna  Fernanda De Assis, que freqüenta a 1ª série. Já pequena Priscila Hobuss, faz menção a sobremesa: “A merenda da escola é muito boa, porque é variada e de sobremesa sempre vem uma fruta”.
A Prefeitura estuda a possibilidade de estender o turno integral a outras turmas e escolas municipais.