06 janeiro 2012

Alegria decreta emergência por causa da seca

Em dezembro foram registradas somente chuvas isoladas
Alegria é o mais recente município da região a decretar situação de emergência em razão da seca que atinge a região. O prefeito Idalcir Santi (PP) assinou o decreto ontem. Os moradores de Alegria já estão convivendo com o racionamento de água. A prefeitura vai multar quem desperdiçar água nesse período de escassez. 
Há quarenta dias não são registradas chuvas regulares no Rio Grande do Sul. Por isso, os meteorologistas explicam que a falta de chuva que vinha sendo considerada estiagem a partir de hoje se transformou em seca. 
Em dezembro foram registradas somente chuvas isoladas. Além de Alegria, também já decretaram situação de emergência Boa Vista do Buricá e Santo Cristo. Se a falta de chuva persistir nas próximas semanas, as estimativas tendem a piorar, tendo em vista que a partir de agora começa um período crítico para a soja. Até o final do mês, cerca de 40% das lavouras do cereal entrarão no período de floração, fase extremamente sensível à falta de umidade no solo. 
Três de Maio e São José do Inhacorá estão contabilizando os prejuízos e os prefeitos desses municípios podem assinar o decreto na próxima semana.