Chuva localizada beneficia lavouras, mas granizo faz estragos no Noroeste / Crédito: Jair Antunes de Almeida/Especial CP |
O temporal de vento e granizo provocou estragos em Santa Rosa e outros municípios da região Noroeste. O intenso calor deste domingo favoreceu pancadas de chuva isoladas de forte intensidade em pontos do Oeste e do Norte do Estado, como alertava a MetSul Meteorologia. Foram precipitações rápidas na maioria dos locais, que trazem alívio localizado a regiões afetadas por estiagem severa. Em Santa Rosa, foram registrados cerca de 20 minutos de precipitação congelada, com danos a dezenas de casas.
No bairro Planalto, de Santa Rosa, por exemplo, a chuva acumulada até as 20h era de 32 mm. O principal bairro afetado, contudo, é o Cruzeiro, o maior da cidade. Bombeiros e Defesa Civil projetam mais de 100 residências atingidas, com telhados danificados. Mais de 10 mil pessoas foram prejudicadas pelo temporal.
Estão sendo distribuidas lonas, pela previsão de mais chuva durante a noite. Um poste caiu, com a força do vento, e o local está isolado pelos Bombeiros. Todo a área está sem energia elétrica, desde o final da tarde, por conta do temporal.
No sábado, pontos do Noroeste já tinham tido chuva e granizo, fenômeno que no final da sexta-feira trouxe danos para lavouras de Bom Jesus. O calor ganhou força. Fez 38,7ºC no sábado e 38,4ºC em Santa Rosa neste domingo. Na Argentina, em Viedma, em pleno Norte patagônico, a máxima atingiu 42ºC.
O sol novamente predominará no Rio Grande do Sul nesta segunda-feira, mas, tal como no domingo, são esperadas pancadas de chuva isoladas da tarde para a noite, até com risco de granizo. As pancadas devem ser ainda mais localizadas no interior do Estado.
Com informações de Felipe Dorneles/Correio do Povo |
A massa de ar muito quente que cobre o Cone Sul permanece sobre o território gaúcho e o calor aumenta ainda mais em Porto Alegre e muitos municípios do interior. De novo, o Oeste do Estado deve ter as maiores máximas. No Litoral Norte, seguirá o vento Nordestão com rajadas fortes. As máximas ficam perto de 40ºC no Oeste e acima de 35ºC em Porto Alegre. Novas pancadas de chuva isoladas vão ocorrer, sobretudo nas Metades Norte e Oeste.
Na quarta, com a aproximação de frente fria, e na quinta, com a chegada da frente, a chuva atinge maior número de municípios. Será forte em alguns pontos, mas com volumes irregulares pelo Estado e insuficientes para amenizar a estiagem em muitos locais. De acordo com levantamento divulgado pela Defesa Civil neste domingo, a seca atinge 460 mil pessoas em 145 municípios.